domingo, 28 de fevereiro de 2010

HORA DO PLANETA 2010. Não fique de fora!

EXTRA EXTRA!
Já está definido o dia e hora da HORA DO PLANETA 2010! Será dia 27 de março, das 20:30 as 21:30 pelo horário de Brasília.
Nesta hora, centenas de cidades apagarão suas luzes por uma hora, numa corrente pela diminuição do aquecimento global. Ano passado, foi o primeiro ano que o Brasil participou, e este ano a meta é que muito mais cidades estejam conectadas neste ato que não é apenas simbólico, mas é efetivo e eficiente. É um ato concreto! Monumentos famosos no mundo todo apagarão suas luzes. "A ponte Golden Gate, a roda gigante London Eye, a Montanha da Mesa na Cidade do Cabo e o edifício Tapei 101 terão suas luzes desligadas durante a Hora do Planeta 2010." Não fique de fora. Entre no site da WWF Brasil, e junte-se à nós. http://www.horadoplaneta.org.br/index.php Posso garantir que no ano passado, senti uma emoção muito grande em participar e este ano, não farei diferente ;).
Bom dia!
O pots de hoje deveria ter saído ontem, mas o blogspot deu um 'bug' e eu só consegui esse tempinho agora para publicá-la.
Eu não gosto de sensacionalismo barato, e mesmo que houvesse um vídeo com as cenas do ataque da orca Tillikum ("Tilly", como é carinhosamente chamada) à sua treinadora, eu jamais o publicaria. Penso que tal fatalidade não pode ressoar como se a orca fosse um animal agressivo e incapaz de convivência. Na verdade, precisamos observar que nós humanos, racionais, é que deveríamos entender que confinar um animal enorme como a orca, em um espaço minúsculo como um aquário em um parque de atrações, é que é agressividade. Mesmo com o animal sendo bem tratado, recebendo atenção e carinho, há uma lei no mundo animal chamada "instinto" , e nada pode ir de encontro a isso.
Gostaria de citar, a entrevista feita com uma veterinária do aquário de São Paulo, que reforçou que o comportamento de Tilly é perfeitamente aceitável. "Em um dia eles acordam felizes, dispostos, e obedecem aos comandos com precisão, mas são como nós, em outros dias, não, e então ficam irritados e não respondem bem ao condicionamento".
E é exatamente isso! Tilly, uma orca de aproximadamente 30 anos já trabalha em parques há muitos anos, o que talvez explique o comportamento cansado e estressado, uma vez que todo animal tem um tempo útil (ou deveria ter pelo menos), para esse trabalho de condicionamento.
É uma falha nossa, como humanos, tratar os animais como se eles não tivessem personalidade. Penso tristemente na 'fama' que Tilly adquiriu. Ela é dita como um animal 'agressivo e violento'... mas como não ser diante de tantas apresentações diárias, e um espaço mínimo, sendo que as orcas são animais que costumam nadar muitos quilômetros por dia?
Eu não frequento circos há muito tempo, desde que comecei a estudar comportamento animal, acho deprimente aqueles animais sem vontade própria, sendo exibidos como marionetes, em troca de um carinho ou de uma comidinha a mais...
De qualquer forma, ainda fico satisfeita que Tillikum não esteja na mira de ser sacrificada. Aí sim, estaríamos cometendo a maior injustiça do mundo... matar um animal que aprisionamos e destinamos ao confinamento...
Eu e certamente todos os biólogos, ativistas e pessoas que tem afinidade com a causa animal, esperamos que acidentes como este, façam abrir os olhos dos que ganham muito dinheiro com este tipo de atividade.
Eu nunca vi uma orca ou uma baleia de verdade... mas se um dia tivesse esta chance, garanto que gostaria que fosse em pleno mar... fazendo o que elas sabem fazer de mais belo: Viver suas vidas... sem a intervenção do ser humano.
Meus sentimentos a família de Dawn Brancheau, a treinadora morta, e desejo consciência aos donos de tais parques...
É hora de repensar esse tipo de atração.
Beijos à todos!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Nova camisa da Seleção Brasileira tem a marca da CONSCIÊNCIA!

Muito bom dia, meus amores!
Pode ser que a taça do mundo não seja nossa, mas que o Brasil já deu o maior exemplo de ética e responsabilidade social dentre todos os times... ah isso é verdade :)
Com uma camisa 100% ecologicamente correta, ontem conhecemos o novo uniforme do Brasil para a Copa da África do Sul. E diga-se de passagem... eu senti o maior orgulho de ser brasileira ;)
Talvez, possamos pensar que isso tudo é 'jogar confete demais' na seleção, mas para quem lida constantemente com as ações incorretas das pessoas, a falta de consciência em relação ao ambiente, eis que esta ação pode fazer com que as pessoas repensem muito na hora de comprar roupas que sejam ecologicamente corretas. É uma questão de lógica, veja só:
Se nós utilizamos as pets (ou os líquidos que elas contém), não é lógico que sejamos responsáveis pelos recipientes? Então para que devolver ao ambiente uma responsabilidade que é nossa? Sendo assim, as garrafas que podem se transformar em muitas coisas, podem agora abastecer a industria têxtil e nos fazer dormir com a consciência mais tranquila ;). São necessárias 8 garrafas para fazer uma camisa.
Parabéns à seleção brasileira pela atitude. Aliás, ATITUDE é a palavra da vez ;)
Com uma seleção dessa... a 'taça' do politicamente correto já é nossa ;)
Linda!!!!!! Para os olhos e para o ambiente!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

F O T O G R A F I A... a mágica do olhar

Que eu gosto de fotografia todo mundo já sabe, mas essas fotos que eu vou indicar à vocês são simplesmente fantásticas. Elas foram premiadas em um concurso anual promovido pela revista Science e pela Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos.
Qual a diferença das imagens que você vai ver para as outras fotografias????
Simples: são imagens científicas! Algumas delas inimagináveis!
Vale a pena conferir estas obras primas...
É para deixar os olhos brilhando de tanta riqueza... ;)
As imagens premiadas estão no link:

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Gordinha, sexy e feliz!

Bom dia!!!!!;)
Hoje acordei meio moleca... com vontde de postar no blog sobre algo meio 'nada a ver' com ciência rsrsrsrs. Mas é aí que faz a diferença ser o Biotransitando um espaço eclético. Não tenho padrões excessivamente rigorosos para escrever, e o assunto que trouxe hoje para o blog satisfaz meu ego ;)
É sobre as modelos mais 'cheinhas' ou 'fofinhas'.
Acreditem!!!! O mercado se abre para elas, e olha que não é uma forma de estimular a obesidade e o total descuido com a aparência, mas sim valorizar quem tem formas mais redondinhas, e luta há muito tempo contra a indústria das modelos magérrimas.
A modelo Fluvia Lacerda, esteve em 2009 no Brasil, divulgando esta nova visão em SP, e diz que aqui no Brasil, as roupas de gordinhas são mal feitas ou parecem sacos de batata.
Vestindo manequim 48, Fluvia é modelo da ELITE nos EUA, e é denominada 'modelo plus size'.
Sabe que eu achei o maior barato??? rsrsrsrs
É um sinal de que dá pra ser gordinha (não é obesaaaaaaa), com charme e sensualidade.
Taí! Gostei da postagem de hoje! ;)
E para quem tinha preconceito com seu corpo, o site GORDINHAS LINDAS é a pedida.
Vale a pena encarar-se no espelho e dizer: sou maravlhosa!!!!!!
Para saber toda a história da Fluvia (que é brasleira) vai no link:
Eu vou lá, copiar alguns modelitos novos :)

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Formiga Atômica ;)

Olá amados, boa noite!
Lá vem a fotografia invadir o blog novamente ;) Mas o que fazer se as imagens falam?
E para quem achava que a formiga atômica só existia no desenho animado... enganou-se rsrsrsrs.
Olha ela aí! ;) Esta foi a foto vencedora do primeiro concurso de fotografia do Conselho de Pesquisas Científicas em Biologia e Biotecnologia. Thomas Endlein, da Universidade de Cambridge foi o grande premiado ao apresentar a formiga tecelã (Oecophylla smaragdina) que mesmo de cabeça para baixo, é capaz de carregar 100 vezes o seu peso.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Golfinhos surfando... coisa linda de se ver!

Muito show!
É como eu denomino o que vocês vão ver agora.
Um fotógrafo americano Greg Huglin, conseguiu uma proeza ao fotografar e filmar golfinhos surfando em praia da Africa do Sul.
Ele levou mais ou menos 6 anos para conseguir fazer as imagens, e acreditem, dedicou cerca de 3 meses por ano para consegui-las (eis porque eu adoro quem é determinado!).
Certamente as imagens valeram cada segundo de atenção do fotógrafo - só quem gosta de fotografia entende essa espera pelo melhor ângulo, pela melhor cena, enfim.
Parabéns ao fotógrafo! E obrigada pelas imagens! Aos olhos dos que admiram a natureza, há imagens que falam sozinhas. Portanto, vamos ficar com elas ;)
Quer os detalhes? Tá aí!: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1496967-5603,00-FOTOGRAFO+FLAGRA+GOLFINHOS+SURFANDO+NA+AFRICA+DO+SUL.html Site do fotógrafo: http://www.greghuglin.com/

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

"Eu só quero chocolate!"

Bom dia!!!! "Chocolate, chocolate, eu só quero chocolate!" rsrsrsrs
Aproveitando que a Rosas de Ouro foi a grande campeã do carnaval paulista, e justamente defendendo um enredo que cita uma das paixões mundiais, o chocolate, vamos de chocolate hoje???? Melhor que comer o doce, é saber que podemos fazê-lo e ainda ganhar benefícios para a saúde. Um estudo de pesquisadores canadenses que será apresentado em abril no encontro anual da Academia Americana de Neurologia, comprovou que ingerir semanalmente o chocolate meio amargo, diminui riscos de derrames e ainda colabora para ajudar pacientes que sofreram isquemias. Maravilhaaaaaaaaaa! Quer saber mais? Vem lá: http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2010/02/12/chocolate-pode-ajudar-diminuir-risco-de-derrame-915850911.asp
Eu já vou degustar o meu :)
bjim!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Hoje o blog é MUSICAL! ;)

A Ciência que me perdoe, mas hoje eu só quero falar do meu coração "verde e rosa", que acaba de enlouquecer de emoção.
Já está amanhecendo, mas tenho que escrever agora, enquanto o sangue fervilha ao som da 'paradinha' da bateria "Surdo Um".
A música para mim, de uns tempos pra cá, tem outro sentido. Algo que me foi apresentado e que chegou pra ficar na minha vida.
Ver a Mangueira, contar uma história que eu aprendi a apreciar, mesmo dos meus apenas (apenas mesmo!) 37 anos de idade - sendo que a música do Brasil tem uma história muito antiga e entendam neste 'antiga', a qualidade de 'música para se ouvir com outros olhos', como diz um conhecido meu - é ter a certeza de que ainda estou engatinhando neste berço da verdadeira Música Popular Brasileira
Música que a Mangueira 'contou e cantou' muito bem.
Meu coração é verde e rosa! Acho que já nasci mangueirense, e ainda digo, que um dia hei de estar lá, cara a cara com o estandarte da Escola, para reverenciá-lo.
Como disse... hoje a Ciência que me perdoe, mas o blog é musical :)
Quer ouvir? Vem aqui: http://www.mangueira.com.br/site/conteudo/samba2010.asp Beijo genteeeeeeeee, já é de manhãzinha mas agora que eu vou dormir :)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Pule sem se machucar!

Boa tarde! Sem muito pique para grandes postagens, vou deixando algumas dicas legais para o período de folia (ou de euforia para alguns). É um link interativo, e basta passar o mouse em cima das figuras para saber tudinho :) Por hoje... falei! bjim. http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1483464-5603,00-CONFIRA+NOVE+DICAS+DE+SAUDE+PARA+NAO+PASSAR+O+CARNAVAL+NO+PRONTOSOCORRO.html

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

"Tapa na Cara"... um vídeo além das palavras.

Não conformada com a inconsequência de alguns seres humanos... trouxe um vídeo que me emociona a cada vez que eu o vejo. Esta semana, inclusive, eu o utilizei com meus alunos do 7º ano (6ª série), para falar sobre algumas questões ambientais. O efeito foi imediato! Eles pediram para copiar o vídeo, pediram por e-mail... enfim. Penso que eles também gostaram, e que talvez desta forma consigamos que os adultos sejam mais conscientes de que suas ações refletem mais cedo ou mais tarde como bem comentou meu amigo Anselmo (nos comentários da postagem anterior). O vídeo é antigo. Tem 18 anos. E é o discurso de uma menina canadense que veio para a ECO 92 (que aconteceu no Rio de Janeiro). Sem mais palavras... veja o vídeo, e me diga se não é mesmo para arrepiar até o coração.

Caranguejo-Uçá... ameaçado de extinção.


Diferenças morfológicas entre machos e fêmeas


Catação manual do caranguejo


exemplo de 'laço' utilizado para a pesca em massa do caranguejo
Bom dia :(
Meu dia não começa bem hoje...
Mesmo tendo uma semana maravilhosa de trabalho, ontem uma notícia me deixou bem triste: se não cuidarmos dos nossos manguezais, em 15 anos o caranguejo-uçá, cujo habitat é o norte do Estado do Pará, entrará em extinção.
 Confesso à vocês que mesmo apreciando a iguaria, há tempos não a degusto. Esta espécie está em período de defeso, que é quando sua catação é proibida, visto que as fêmeas estão em postura de ovos. Mas quando li sobre a extinção, juro que meu primeiro pensamento foi: Como pode, uma espécie que põe centena de ovos, estar ameaçada de extinção? Isto é sinal de que a caça predatória desta espécie está em grau elevadíssimo... nem imaginado por nós.
 Aí, me bate a dor, aquela coisa que biólogo apaixonado sente quando pensa que a vida que ele tanto aprende a amar e defender está assim, por um fio...
 Hoje pela manhã, procurando notícias sobre o fato, assisti a uma entrevista, onde o pesquisador explicava a principal causa deste risco: o Pará exporta muito caranguejo para o nordeste do país, e infelizmente há métodos não permitidos para a catação do animal.
 Enquanto que o caboclo consciente faz esta catação metendo a mão nas tocas, outros infelizes, fazem o 'laço' para pegar em escala. E só para se ter uma idéia, enquanto o que faz a catação manual pega em torno de 30 caranguejos, quem o cata com o 'laço' pega em torno de 300. E nestes 300... machos, fêmeas inclusive as férteis e cheias de ovos, e até caranguejos filhotes... que depois acabam morrendo e sendo jogados fora :(
 Um outro aspecto é que muitas áreas públicas, foram 'roubadas' e cercadas para criação do camarão (carcinocultura)... daí os espaços para o caranguejo-uçá, se tornaram menores, além da poluição dos rios, que nem há o que comentar :(
 Difícil compreender a ação do homem... predatória, inconsequente e sem precedentes na história.
 Realmente ainda custarei um bocado a degustar tal iguaria. Seria difícil ficar de consciência limpa depois de ver e saber tudo isso.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Resgate de Chimpanzés...

"Chegará o dia em que o homem conhecerá o íntimo de um animal. Neste dia, todo crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade"
(Leonardo da Vinci)

VALE A PENA VER O VÍDEO:

http://video.msn.com/?mkt=pt-br&vid=2dff93f7-2ac4-436c-844c-e81fd333ae98&playlist=videoByTag:tag:PTBR_AnimalPlanet%3APTBR_AnimalPlanet_AoResgate:ns:VC_Source:mk:pt-br:sf:ActiveStartDate:vs:0&from=PTBR_AnimalPlanet&tab=m1223669862684

Peixe gigante é filmado pela primeira vez


É um pássaro? Um avião? Nãoooooooooo! É o Regalecus glesne. Eis o nome da 'figura' nunca antes filmada na história.
O peixe gigante - PEIXE-REMO, foi visto no Golfo do México e como em uma aparição relâmpago, foi filmado por alguns minutos e 'desapareceu' da vista da câmera utilizada e operada por controle remoto. Estas máquinas foram emprestadas de empresas petrolíferas.
 Este peixe só é visto próximo da superfície quando está próximo da morte, e é o peixe vertebrado mais longo que se tem registro, podendo atingir 17 metros de comprimento.
 Este, visto no Golfo do México, tinha aproximadamente entre 5 e 10 metros.
 Para quem não acredita em 'estórias' de pescador... está aí a prova do crime ;)
Beijão. Beijim.
Bom dia!

Quer conferir a história toda?
Vai lá:
http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2010/02/09/imagem-inedita-mostra-peixe-gigante-1-5-mil-de-profundidade-915820193.asp

domingo, 7 de fevereiro de 2010

"Pâncreas artifical regula níveis de açúcar no sangue", afirmam os pesquisadores da Universidade de Cambridge.

Me empolguei!
Depois da notícia do planetário em BH, mais uma notícia que merece chegar à blogosfera:
Cientistas da Universidade de Cambridge (Inglaterra), mostraram que um pâncreas artificial, tem condições de reestabelecer os níveis de insulina em crianças que sofrem de diabetes do tipo 1.
 Para quem não lembra, o diabetes do tipo 1 é uma doença crônica, e se caracteriza pela insuficiência da produção de insulina (hormônio responsável pela ida da glicose do sangue para as células) pelo pâncreas.
 Simplesmente I R A D O, como diriam meus alunos :)
 Todos os detalhes da pesquisa estão no link abaixo.


Beijão, beijim ;)

Espaço TIM UFMG do Conhecimento na Praça da Liberdade ganha Planetário importado da Alemanha.

Ora ora...
E eu perdi esta chance... :(
Pense em um planetário com tela em 360º que simula a tridimensionalidade... em uma cúpula hemisférica, capaz de nos fazer enxergar o solo de marte com perfeição...
E não é que este planetário acaba de ser inaugurado em Belo Horizonte???? (E eu vim de lá semana passada, aff! Que chato ter perdido isso!).
Mas não importa. O que realmente importa é que se você mora em Bh ou vai passar por lá, não perca esta oportunidade de visitar o Planetário. Um investimento de R$3.500.000. É o espaço TIM UFMG do Conhecimento, que integra o Circuito Cultural da Praça da Liberdade.
 O observatório além das imagens do céu, apresentará também a criação do universo, a vida na Terra e o abiente em cenários virtuais e interativos.
 O Planetário foi importado da Alemanha e 60 pessoas por sessão cabem na cúpula...
 Mais que um investimento científico, este projeto é um investimento humano, uma vez que cada um de nós se fascina com o desconhecido.
 Parabéns pelo presente BH!
Eu fico no aguardo da minha próxima visita à capital das Minas Gerais para conhecer mais um 'elo' deste quebra-cabeças que é o conhecimento científico.
Saiba mais:

Site do Circuito Cultural da Praça da Liberdade


Beijos a todos!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Cérebro de pessoas em coma tem atividade! Isto é sensacional!


Muitíssimo BOA NOITE!!!!!
Depois de chegar do meu terceiro turno (escola da noite), soube com muita alegria que cientistas da Universidade de Cambridge (Inglaterra) e de Liège (na Bélgica), conseguiram estabelecer comunicação com pessoas que vivem em estado 'vegetativo'.
 Todos que me conhecem e frequentam o blog, sabem que sou uma defensora inveterada da vida, e que sempre acredito que nada justifica eutanasiar alguém.
 Daí, hoje, saber que há provas de que a atividade cerebral de uma pessoa dita em estágio vegetativo existe é maravilhoso demais para quem vem de uma Bioética Humanista como eu venho :)
 O teste foi realizado com um jovem de 22 anos que há sete está em estágio vegetativo e consistia em que ele para responder as perguntas que lhe fossem feitas, pensasse em atividades motoras para dizer sim e em imagens espaciais para dizer não.
 Com estes comandos o cérebro entra em atividade de maneira diferente, inclusive a área cerebral que é ativada para cada um dos dois casos muda, e é esta mudança que comprova a atvidade cerebral para o 'sim' e para o 'não', respondidos mentalmente.
 Simplesmente fantástico!
 Fico aqui a pensar o que a Terry Schiavo... não teria tentado dizer mentalmente, enquanto seu 'marido' decidia desligar os aparelhos que a alimentavam... meu coração chega a ficar apertado, só de pensar nisso :(
 Entretanto... novos tempos... felizmente, e estou esperançosa que esta nova descoberta mude a visão dos que pensam que pessoas que vivem neste estágio deixaram de ser "pessoas" e não merecem ser 'ouvidas' com o coração...
 Mas... lembrando do escritor de meu livro preferido... que diz que: "O essencial é invisível aos olhos... só se vê bem com o coração", talvez eu encontre a explicação para que muita gente ainda seja a favor da eutanásia... ou ainda de assassinatos disfarçados de eutanásia, como foi o caso de Terry Schiavo.
 Para saber tudo sobre esta descoberta, acesse o link: