domingo, 21 de março de 2010

Plantas Carnívoras tem cocô de mamíferos na sua dieta alimentar ;)

Bom diaaaaaa oficialmente! ;)
Pensei que hoje nem faria a postagem, mas que bom que deu um tempinho e estamos aqui.
Para quem via nas plantas carnívoras como a Nepenthes rajah (fotos), a chance de assistir uma das cenas do desenho animal Pica-pau, onde a planta 'mastigava, engolia e vomitava' os invasores... acho bom tirar essa idéia da cabeça.
Cientistas descobriram que ao contrário do que se pensava, a Nepenthes (uma das maiores plantas carnívoras que se conhece), não 'abocanha' musaranhos (foto) e outros pequenos roedores, ela os atrai para que estes, se deliciem com seu néctar e deixem suas fezes. Estas (fezes) é que são utilizadas como alimento pela Nepenthes.
Está de boca aberta??? Pois então lá vai mais informação: aranhas, e insetos como as formigas, são outra fonte alimentar das 'moçoilas', estes animais são ricos em fósforo e nitrogênio, que auxiliam o desenvolvimento da planta.
Ahhh! Já ia me esquecendo: embora as plantas carnívoras (ou insetívoras como algns chamam), aproveitem os nutrientes dos animais que com a ajuda de enzimas elas dissolvem dentro de suas folhas modificadas, elas fazem fotossíntese como a maioria das plantas, a diferença é que ao longo de sua evolução, aprenderam a 'driblar' os solos pobres onde se encontram, e aproveitam nutrentes animais.
Ufa!
Dieta estranha né não? Cocô de musaranhos para o almoço, formigas e aranhas para o jantar rsrsrsrs. É como dizem: gosto não se discute!
OBS: Com exceção da 1ª e 2ª fotos da Nepenthe e do musaranho, as outras foram feitas por mim, no Zoológico de Belo Horizonte em janeiro quando estive lá. Em primeira mão para os meus vistiantes :)
:) Bom almoço aí para vocês!

Um comentário:

Eva disse...

Olá, tudo bem? Estou querendo fazer um trabalho com meus alunos, mas estive no Zoológico de BH e não encontrei as plantas carnívoras. Em que ano vc esteve lá? Onde estavam.

Abraços, Eva