Em clima de preocupação, retomo a postagem após sete dias sem fazê-las.
Como sabemos, os répteis são animais que tem sua temperarura variando conforme a temperatura do ambiente. Eles não produzem calor sozinhos, e por isso são denominados animais de 'sangue frio' ou heterotérmicos.
O problema disso é que com o aquecimento global, pesquisadores de onze países constataram que os lagartos estão incontrolavelmente na mira da extinção.
"Achávamos que os lagartos seriam capazes de se adequar, aclimatar, evoluir rapidamente para fazer frente a esse processo de aquecimento, mas verificamosque não existe esse processo de evolução assim tão rápido, porque a arquitetura genética associada à fisiologia deles não anda tão rápido quanto o aquecimento" diz Carlos Duarte Rocha, biólogo da UERJ.
Há chances de reverter esta situação, mas para isso todos os esforços seriam necessários e há pessoas que nem se tocam que animais como eles são controladores das populações de insetos, dentre outras funções ecológicas...
É preciso urgentemente defender esta espécie da total extinção.
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/05/lagartos-entram-em-extincao-mundial-por-causa-do-aquecimento.html
Veja imagens de outras espécies monitoradas e ameaçadas
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/fotos/2010/05/aquecimento-deve-extinguir-40-das-populacoes-de-lagartos-ate-2080.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário