sábado, 14 de novembro de 2009

14 de NOVEMBRO - 2009 - DIA MUNDIAL DO DIABETES


Hoje é o Dia Mundial do Diabetes.
Sabemos que as estatísticas de pessoas que apresentam a doença tem aumentado, e isso se deve à questão alimentar.
 Exietem dois tipos de diabetes. A tipo 1 (Diabete Mellitus), relacionada ao metabolismo do açúcar no organismo. Neste caso, o açúcar consumido (sob a forma de frutas, pães, massas, doces e tudo o que possui carboidratos), não consegue ser transportado do sangue para as células - processo regulado pelo hormônio INSULINA - que o diabético não produz, ou produz em baixa quantidade. Sem o açúcar chegando até as células, o diabético não recebe o 'combustível' necessário para que o oxigênio proveniente da respiração o degrade (respiração celular), liberando energia para as atividades vitais. É por este motivo que os diabéticos (tipo 1) precisam da aplicação da insulina diariamente.
 No caso da Diabete Insipidus (tipo 2), o problema está relacionado à não produção do hormônio anti-diurético (HAD), produzido pela hipófise. Este hormônio controla a perda de água do corpo, evitando que os rins percam muita água durante a filtração do sangue e produção da urina.
 Desta forma, sem o hormônio, a água é perdida em um processo acelerado, causando sede excessiva e eliminação de água em abundância através da urina.
 Hoje, ho Dia Mundial do Diabetes, em todas as capitais brasileiras, a Sociedade Brasileira de Diabetes lança o tema:  "Diabetes – Educar para Prevenir" e espera poder contar com o apoio de todos os segmentos da Sociedade - público e privado - para que as pessoas se informem, façam os exames e evitem esta doença, que pode levar à morte,
 Há que se lembrar que casos de família, aumentam as chances de pré disposição da doença.
Então... vamos lá! É hora de se cuidar!

Nenhum comentário: