quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A verdade sobre Rosalind Franklin´e a Estrutura helicoidal do DNA

Eu já estava me preparando para sair para um compromisso, quando 'dei' de cara com essa notícia que me deixou no mínimo feliz.
Cartas recentemente reveladas teriam feito justiça ao mencionar Rosalind Franklin como uma das descobridoras da estrutura da dupla hélice do DNA.
Talvez para muitos, isto soe como algo estranho, afinal, nossos livros de Biologia louvam James Watson e Francis Crick como tais descobridores.
Eu só conheci (ouvi falar de) Rosalind Franklin, nas minhas aulas da pós graduação em Bioética, em 2006, quando nossos professores Dra. Alice Teixeira e Dr. Dalton de Paula Ramos, nos contaram que na verdade, ela havia descoberto a estrutura, mas não soube interpretar os dados, e eles (sem que ela soubesse), pegaram seus resultados e propuseram o modelo da dupla hélice, que mais tarde (inclusive depois da morte de Rosalind, em 1958), em 1962, vieram a ganhar o Nobel de Medicina, sem ao menos mencioná-la.
Rosalind, foi um entrave na vida de James Watson, Francis Crick e de seu orientador Maurice Wilkins, já em 1952 ela estava muito à frente de todos eles para descobrir a estrutura do DNA.
Morreu aos 37 anos, de cancer no ovário, sem saber que deveria ter recebido tal mérito senão antes dos dois, pelo menos junto aos que se aproveitaram de seu trabalho.
Para mim, o caso de Rosalind Franklin precisa ser noticiado aos quatro cantos e fiquei feliz ao ver que alguns livros de Biologia atuais, já contam sua história. É um sinal de que a ética precisa ser olhada com carinho nas instituições de pesquisa.
Vou correndo compilar o texto, e enviar para minha escola, para que seja distribuído aos meus alunos :) (com todos os créditos do site, é claro). É um capitulo da História da Ciência que não pode ficar fora da nossa sala de aula.
Para conhecer toda a história:

2 comentários:

Camila disse...

Dani, farei o mesmo que vc, vou divulgar esse importante dado aos meus alunos.
Obrigada!
Camila

Dani Benaion disse...

É isso aí Camila, nós educadores temos a missão de tornar a Biologia cada vez mais transparente e ética, e isso começa na nossa sala de aula.
Beijo no seu coração :)