domingo, 15 de novembro de 2009

Beija-flor de veste preta (Anthracothorax nigricollis) nasce em cativeiro no Mangal da Garças (Belém- Pará)


Bom diaaaaaa!
Boas novas devem ser publicadas com urgência, e eis que estou aqui para fazê-lo.
Pode ser que você nunca tenha vindo à Belém (Pará), mas quando vier, não deixe de conhecer um lugar chamado Mangal das Garças. É um ponto turístico lindo, às margens do Rio Guamá, com espaços para visita monitorada, borboletário, um enorme espaço para conhecer as aves amazônicas, restaurantes e sorveteria para degustar os sabores paraenses e um farol de onde se pode ver a "Mangueirosa" - nome carinhoso dado à Belém.
 Hoje, domingo, é dia do Mangal estar lotado de visitantes.
 Mas meu post de hoje, não se resume a divulgar apenas o Mangal, e sim um evento que certamente encheu de orgulho os veterinários e biólogos que lidam com a fauna deste lugar.
 Um beija-flor preto ou beija-flor de veste preta (Anthracothorax nigricollis), raríssimo acaba de nascer em uma das árvores do borboletário. Trata-se de uma reprodução difícil, e no Brasil, observada pela primeira vez - em cativeiro.
 Desde que sua mãe colocou um único ovo no ninho, todo cuidado e toda monitoração foi feita para preservar que ela conseguisse chocar e desse à luz este pássaro tão raro.
 Pois bem... eis que está lá o passarinho - mimo de todos - e daqui a um mês deve ganhar condições e enxergar e voar sozinho.
 Para mim - bióloga apaixonada - a notícia causou lágrimas nos olhos. A gente ouve e vê todos os dias o que fazem com a Amazônia, lê sobre degradação ambiental, sobre animais em extinção... e dói na alma...
 Então, quando uma notícia destas chega aos nossos ouvidos e olhos... dá uma ponta de esperança, de que em breve a consciêncização chegará de fato a mente das pessoas, e elas festejarão cada nascimento de espécies raras como uma recompensa da natureza por tal consciência.
 Parabéns aos responsáveis:  Áurea Linhares Martins (veterinária) e Igor Chamon Seligmann (biólogo), que com sua dedicação nos proporcionaram este orgulho.
 Sobre o beija-flor, indico um link para conhecerem esta espécie rara e de grande beleza.
 Polinizadores de mão cheia, os beija-flores são responsáveis pela reprodução de muitas espécies de plantas cujas flores são profundas, necessitando de bicos como os deles para levar o pólen de uma flor para outra.

 http://www.wikiaves.com.br/beija-flor-de-veste-preta

Quanto ao Mangal das Garças, deixo o site do mesmo, para que os paraenses e todos os que estão fora de Belém, possam se animar a conhecer este espaço onde "o rio vem beijar a gente".
http://www.mangal.com.br/

Um domingo maravilhoso para todos!

2 comentários:

Daniela Torres disse...

Confesso que para mim além das águas nos olhos,cresceu o orgulho de ser o primeiro caso em cativeiro no Brasil. Isso é muito bom, mostrar ao mundo que o Pará também faz Ciência.
Gosto muito de suas postagens. Essa para mim foi a de maior relevância. Um abraço e sucesso!

Dani Benaion disse...

Oi minha homônima :)
Muito obrigada. Gosto de saber o que as pessoas gostam de ler. Prometo cada vez mais me empenhar.
Abração.