segunda-feira, 2 de novembro de 2009

"Casa do Futuro" projetada por jovens Maristas procurou conscientizar visitantes da CONTEC - Conhecimento e Tecnologia

No dia 28 de outubro aconteceu no Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré http://marista.edu.br/nazare/, em Belém o PROJETO INTERDISCIPLINAR do 1º ano do Ensino Médio, versão 2009.
Dentre muitos trabalhos, um deles ( da turma 107) vinha alertar sobre a necessidade de rever conceitos como: banho excessivamente demorado, aparelhos eletrodomésticos que consomem muita energia, móveis que são produzidos a partir de materiais reciclados... enfim, era a CASA DO FUTURO :) que contava até com uma placa de energia solar, demonstrando como ocorre todo o processo de conversão de energia térmica em energia elétrica.
Um trabalho leve, bem humorado, porém de altíssima seriedade, que inicava com dois jovens caracterizados como palhaços que chamavam a atenção e convidavam para a visita ao trabalho. Enquanto um (vestido de preto) depreciava a iniciativa e o outro (vestido de branco) estimulava as pessoas a conhecerem o projeto da casa do futuro.
O que mais me chamou a atenção, foi a segurança com que a turma estava passando as informações. Eles exploraram tudo que foi possível, inclusive apresentando novas tendências de móveis, feitos de bitolas de madeira que tem um efeito super show!
A turma, também divulgou o trabalho da ONG 'No Olhar' http://www.noolhar.org.br/semana_meio_ambiente.htm
Um trabalho muito interessante e que me deixou muito feliz por perceber que embora se diga que alguns jovens não estão nem aí para as questões ambientais, existem outros que fazem valer a pena ser educaddor.
Parabéns à turma 107!

2 comentários:

Lia Carvalho disse...

É isso mesmo, Dani. Reinventar o mundo, reimaginar a realidade, recriar conceitos e atitudes parecem utopias ou sonhos. Mas, quando ouvimos tudo isso materializado na voz de jovens, voltamos a acreditar que um novo planeta é possível e podemos lutar por isso sem sair de casa. Show de bola!

Dani Benaion disse...

É isso aí Lilica! E o melhor de tudo é saber que semeamos em terra fértil :)
Obrigada pela visita miga!