domingo, 22 de novembro de 2009

Siamesas de Bangladesh terão vida normal após a separação de crânios








Bom dia!!!! Bom domingo!
Em trânsito e postando do aeroporto de Brasília (esperando minha conexão para Belém), boas notícias me fazem feliz.
 As gêmeas siamesas Krishna e Trishna, de quase 3 anos, unidas pela cabeça e separadas esta semana na Austrália, superam bem a separação e segundo os médicos elas não terão sequelas cerebrais. Trishna ainda ficou na UTI, mas já saiu e Krishna já está falando normalmente.
 Estes 'milagres' me fazem pensar em tantas coisas boas que a medicina vem hoje fazendo... no quanto que existem avanços que podem e devem der divulgados pela mídia...
 Casos de siameses nem sempre resultam em separações bem sucedidas, mas no caso destas duas meninas de Bangladesh, tudo acabou bem e as duas terão uma vida normal :), após uma cirurgia de 25 horas.
 O que mais me fascina em cirurgias, é o religamento dos vasos sanguíneos. Se pensarmos que cada arteríola e vênula tem tamanhos quase microscópico... consideramos que a perícia dos médicos realmente é algo mágico, quase sobrenatural (estou exagerando?). Agora imagine a vascularização do cérebro????? Não!!!!! Não estou exagerando!
Imagens: Krishna e Trishna ainda bebês, e na outra imagem após a cirurgia.
 Um ótimo dia... meu voo acaba de ser chamado.
Beijinhos.

2 comentários:

Camila disse...

Naaaaaão, vc ñ está exagerando!
Não consigo imaginar uma cirurgia dessas, mas o importante é que deu certo.
Bj
Camila

Dani Benaion disse...

:) Oi Camilinha... pois é... nós biólogos precisamos nos render à "natureza" e crer mesmo que há coisas que a ciência não explica, mas a fé justifica :)
beijos Mila!