sábado, 23 de janeiro de 2010

Shar-pei originou-se de mutação genética.



Bom dia meus amados...
Ainda estou aqui na terra do "trem bão" :)
Hoje amanheceu bem friozinho, embora nestes últimos dias tenha feito um calorão digno do Pará :)
A preguiça de sair de casa é grande... acho mesmo que vou curtir a cama, já que hoje não tenho aula (mas tenho trabalhos a fazer).
 Vamos ver o que tem pra hoje :)
 Aqui no Biotransitando, tem um monte de novidades, na verdade esta semana selecionei um montão de coisas pra contar, mas face aos trabalhos e coisinhas que não posso abrir mão, elas ficaram mio obsoletas... já não são mais tanta novidade assim...
Espero que não fiquem chateados comigo, mas as vezes... é como diz um amigo meu faço "por honra da firma"... o tempo urge!
Vamos ao que interessa?
Hoje eu trago uma informação no mínimo curiosa. Penso que conhecem uma raça de cães chamada SHAR-PEI. Pois então... uma das coisas que fascina os colecionadores desta raça, são as dobrinhas de pele dos cães. Eles são tão enrugados que mais parecem tapetes :)
Mas o que os geneticistas descobriram é que aquele bando de pele extra se deve a uma mutação na enzima HAS2, que entra na formação da pele. Dizem os cientistas, que um filhote teria nascido assim e por ser fofíssimo, começou a ser cruzado com outras raças, e posteriormente entre outros iguais a ele, daí... a 'purificação' da raça sem a enzima :)
 Bom... tirando o fato de que isto poderia acarretar algo de ruim para os cães... eles ficaram lindoooooos! rsrsrsrs
É gente... nem toda mutação é maléfica!

Leia na íntegra

http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2010/01/12/genetistas-mapeiam-os-genes-dos-cachorros-915508637.asp

Nenhum comentário: