quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Zoo de BH... bem para os olhos, bem para a alma...

Abrindo espaço para 'meu diário particular', não resisti e... consegui uma folguinha, corri para visitar o Zoo de BH, na verdade, eu estava precisando de um dia assim... sem pensar em nada... meu coração estava pedindo...
Não dava para voltar à Belém sem ver o meu amor mineiro: Idi Amin, o 'meuuuuu' gorila... meu bebezão como eu o chamo.
 Desta vez, com uma câmera mais equipada, pude filmá-lo um pouco, bem como a outros animais que das outras vezes eu não tinha dado tanta atenção. Valeu a pena! "Peguei" cada cena, rsrsrsrsrs. Mas ainda não sei passar vídeos para o blog, não pelo menos os que eu fiz... só sei pegar de sites e trazer pra cá... quem sabe depois eu não aprenda :), ou alguém da blogosfera me ensine :)
 Mas... eu não posso deixar de comentar algumas coisas que como bióloga, me incomodaram um pouco.
 Em primeiro lugar, dia de 3ª feira no Zoo de BH, a entrada é gratuita. Nada contra, aliás, quem tem muitas crianças, pode levar para passear e garantir um lazer maravilhoso.
 Porém... o que eu senti falta (e fui até a portaria quando saí, para 'dar um toque'), foi de pessoas na entrada do Zoo para conscientizar as pessoas que entram sobre a importância de não dar alimentos para os animais que ficam soltos pelo parque.
 Eu cheguei a filmar uma criança dando biscoito recheado para os micos, e o que é pior, vários deles, inclusive filhotes :(
 Em alguns casos, não me contive e com jeitinho, expliquei para eles que isso não pode ser feito, uma vez que tais alimentos, causam diarréia, fazem os animais se engasgarem, e em muitos casos provocam complicações que levam à morte. Conversando com um tratador do parque, ele me disse que muitos animais aparecem mortos, e que eles atribuem isso justamente a estes procedimentos: - "As crianças pensam que estão fazendo um bem para eles, dando alimentos, mas eles são da floresta, devem comer o que tem na floresta".
 Uma outra coisinha, é que as pessoas que visitam os animais, falam coisas absurdas para as crianças, como por exemplo que o Idi Amin (o famoso gorila) hava matado as duas fêmeas que foram colocadas junto com ele, que tem vontade de dar uma paulada nos crocodilos... estas coisas...
 Quando eu podia (não é sempre que a gente pode se dirigir a quem não conhece), eu 'puxava' papo, e explicava que as fêmeas do Idi adoeceram de outras enfermidades...
Mas isso é um pouco do muito que precisa ser esclarecido.
Ouço as pessoas falarem que o Idi vive triste, sozinho... e sei que isto é verdade, mas também sei do esforço que o zoo faz para conseguir que ele tenha uma fêmea e  consiga procriar.
 Isso tem que ser falado para os visitantes. É muito importante que quem visita os zoos (de todo o Brasil) saiba de fato o que acontece, e com isso, crie uma consciência nas crianças de hoje, para quem sabe futuramente, não se tenha zoos com a finalidade de tentar reproduzir em cativeiro, espécies ameaçadas de extinção, mas se tenham reservas ecológicas onde o homem interaja, proteja, conserve...
 Mas enfim... foi uma manhã maravilhosa, e eu pude admirar um pouco mais esta natureza um tanto exótica que são animais africanos (girafa, elefante, rinoceronte, gorila), animais mimosos (ouriço-caixeiro, tamanduá-mirim)... além da flora...  diferente das plantas da minha região, o que me enriquece como pessoa e como professora.
 Seguem algumas das imagens que fiz...
Um mimo para os olhos!
Bom dia meus amores!













Plantas carnívoras - Nepentes



"Jade" - este é o nome destas flores que brilham literalmente.



Tamanduá-mirim (que soneca gostosa)



Ouriço-caixeiro


Nenhum comentário: