sábado, 29 de maio de 2010

E com vocês: O Gambá d´água!

Bom dia neus amores :)
Hoje acordei com a consciência um pouco pesada. Tenho dado pouca atenção ao blog, e sei, que mesmo não sendo criticada por isso, tenho deixado de apresentar tantas coisas interessantes sobre esta nossa maravilhosa Biologia, e obviamente, isso é esconder tesouros, coisa que pesquisadores e edeucadores jamais podem fazer :)
Vamos então hoje, apresentar um animal conhecido apenas há 230 anos, e não tome a palavra apenas como ironia. Para os cientistas, dois séculos são pouco, comparados aos seres que habitam a Terra há milhões de anos.
O gambá d´água é um mamífero muito curioso. Além de sua aparência ímpar, que lhe dá direito a apresentar pés semelhantes à pés de pato e uma cauda achatada para que possa nadar, suas femeas são territorialistas, ocupando cerca de um quilômetro cada uma, e olhem que interessante: os gambás d´água são os únicos marsupiais (animais que apresentam bolsa onde os filhotes se desenvolvem) que se dividem entre terra e água, sendo o marsúpio (bolsa) fechado automaticamente quando a fêmea entra na água, protegendo assim os filhotinhos, e impedindo que a água entre.
É mesmo muita 'tecnologia' não é não?
Para o cardápio desta espécie, são favoritos peixes e caranguejos.
Esse animalzinho, mede em torno de 30 centímetros e é o xodó de uma equipe da UFRJ, que o estudou e passou estas informações para nós.
Por ser um animal de mata atlântica, é preciso mais cautela ainda, pois o desmatamento desse tipo de vegetação pode levar o animal à extinção.
Vamos portanto conhecer essa fofura :)
Gostou? Quer saber mais?

Nenhum comentário: