sexta-feira, 7 de maio de 2010

Terapsídeos e Homo neanderthalensis ... é a ciência comprovando que "há mais mistérios no universo do que deduz nossa vã filosofia" :)

Olás :)
meu tempo anda curtinho, mas não sou daquelas que justifica a ausência por causa do tempo. Estou mesmooooo em falta com meus leitores. Mas vamos lá, vou tentar me redimir!
Estes dias ministrando aulas para meus 'pequetitos' da 6ª série, apresentei a eles uma hipótese que mostrava um provável ancestral dos mamíferos - os terapsídeos, que eram répteis com características de mamíferos (imagem 1).
Embora eu não tenha mostrado a imagem (que agora consegui), eles ficaram um pouco curiosos e sugeriram que eu postasse algo sobre o assunto no blog.
Tá aí Fernandinha e Thais, estou seguindo suas sugestões :)
Entretanto, não é só isso que vim fazer aqui hoje.
É que ontem, recebi um e-mail falando do sequenciamento do genoma do Homo neanderthalensis. E lembrei que há algum tempo atrás, li e ouvi que este indivíduo não foi o precursor do Homo sapiens, mas teria sido contemporâneo deste, e mais, que ele era 'menos inteligente' que o homo sapiens.
A verdade é que de acordo com o novo estudo, o 'homem de Neanderthal' tinha armas mais eficazes que as do Homo sapiens, o que nos permite pensar que não eram tão sem inteligência assim :)
Além disso, supõe-se que tenha ocorrido 'love story' entre as duas espécies, pois uma parte do genoma do H. neanderthalensis e do H. sapiens é comum :)
Verdade seja dita: cada vez mais é fentástico ver que a ciência vai montando esse quebra cabeça e que vez por outra não tem vergonha de dizer que se equivocou e que novos rumos são dados às pesquisas.
É isso que faz a vida ter graça: esse vai e vem de informações e pessoas cada vez mais empenhadas em desvendar tais 'mistérios'.
Na imagem 2, a equipe que 'desvendou' o genoma do nosso 'primo' H. neanderthalensis.
Para saber esta história com riqueza de detalhes (inclusive muitas imagens dos seres vivos que habitaram o planeta nos períodos históricos), visite o link http://www.icb.ufmg.br/lbem/aulas/grad/evol/especies/aula10histvida.html com um belíssimo texto (artigo) do professor Dr. Francisco Ângelo Coutinho (que por acaso tenho o orgulho de dizer que foi meu professor no mestrado e é o co orientador da minha dissertação).
Beijinhos :) Bom fim de semana :)

Nenhum comentário: