segunda-feira, 28 de junho de 2010

Cordão umbilical... fonte de solidariedade - Pará ganha primeiro banco público de sangue do cordão umbilical.

E não é que depois desse 'chocolate' para cima do Chile (adios Chile!!!!) eu ia esquecendo de postar o que prometi :). Fábio e Duda foi lendo os e-mails de vocês que lembrei que havia prometido voltar com as postagens diárias :) Perdão meus queridos, foi a empolgação rsrsrsr
Então vamos de novidade, e que novidade! Na verdade, o que pode parecer regionalismo não é não. Mas o Pará acaba de ganhar o primeiro banco de sangue público de cordão umbilical, o que significa que de agora em diante, todas as mães que tiverem a consciência de doar os cordões umbilicais após o parto, servirão não somente aos seus familiares (em caso de necessidade) como também a todo o mundo. É gente, todo o mundo!
Para quem não sabe, as chances de encontrarmos um doador compatível de medula óssea entre parentes é menor do que encontrarmos em pessoas não parentais. E segundo informações, como o povo do Pará é constituído de uma 'mistura' de raças (africanos, índios e europeus) há maior chances de que sejam bons doadores :) .
O Pará é o 6º estado brasileiro a ganhar um banco público de sangue de cordão umbilical, sendo São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Ceará, os outros estados que já o possuem.
Em 2000, apenas 10% dos transplantes de medula eram de doadores nacionais. Hoje em dia, este índice saltou para 64%, em virtude das campanhas e também de casos no Brasil que incentivaram a doação de medula óssea.
Resta neste momento a concientização maior da população para que após o parto, os pais compreendam que aquele material que antes ia parar no lixo hospitalar, é uma fonte enorme de células tronco e pode salvar centenas de vida.
Parabéns ao Pará pelo presente e parabéns para quem já entendeu que doar um pouco do que se tem demais (saúde) é uma atitude cidadã e solidária.
Para saber como se tornar um doador de medula óssea entre no link:
Agora é só abrir a cabeça e o coração :)
beijos enormes, até amanhã e... BRASIL!!!!!!

2 comentários:

Camila disse...

Ótima notícia!
Obrigada,
Camila

Dani Benaion disse...

Oi minha linda.
De nada. A notícia é boa para todos nós :)
beijo