sábado, 7 de agosto de 2010

Genes 'RB' e 'AFR' podem ser a chave para regenerar tecidos.

Bom diaaaaaaaaa!
Eu estou 'argolada' de coisas para fazer, mas diante da notícia que li, não dá para não comentar, e nem deixar de se alegrar.
Antes de mais nada, você sabia que o coração dos peixes pode se regenerar? E que se uma salamandra perder a cauda, ela volta a se regenerar?
Pois bem... essas duas informações podem ser explicadas pelos cientistas, alegando que esse poder de regeneração foi negado aos mamíferos durante o processo evolutivo para evitar o crescimento descontrolado de células (que poderiam gerar tumores - canceres), graças a dois genes o 'RB' e o 'ARF', que bloqueiam o crescimento das células. Dizem que foi uma troca justa :)
A notícia boa é que pesquisadores americanos da Universidade de Stanford, conseguiram bloquear estes genes em ratos, e o que se observou foi a regeneração de tecidos musculares das pernas de animais lesionados. O melhor de tudo é que depois da lesão estar regenerada, os genes podem ser novamente ativados para continuar protegendo o organismo contra canceres :)
Simplesmente fantástico, não acham????
Pode ser que você diga: ah, mas deu certo em humanos? E eu lhe respondo: o processo nos ratos é uma ponte para chegar até nós.
O que sabemos é que os pesquisadores não descansam :) Maravilha isso! M A R A V I L H A!
Ahhhhhhhh essa biologia molecular me encanta :)
Não é a toa que dedico parte da minhas aulas para falar sobre isso com meus alunos. É realmente o que torna a Biologia uma viagem além dos livros e dos nomes complicados que ela tem :)
Para conferir mais sobre o assunto inclusive com um videozinho explicativo, é só clicar no link abaixo.

Um comentário:

reagentes disse...

Gostei muito do blog, parabéns!