quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Belém, 395 anos.

Hoje, é aniversário de Belém. Quase 'quatrocentona', pois hoje celebra 395 anos, Belém ainda é o xodozinho de quem vai passear, mas sente saudade. Para Belém, que tanto precisa ser olhada no cenário regional e nacional, um poema, um carinho, um afago...

Belém dos meus encantos

Lá vem Belém, moreninha brasileira, com perfume de mangueira, vestidinha de folhagem. E vem que vem, ligeirinha, bem faceira, como chuva passageira refrescando a paisagem. Lá vem Belém, com suas lendas, seus encantos, seus feitiços, seus quebrantos, seus casos de assombração. E vem que vem, com seu cheirinho de mato, com botos, cobra Norato, com rezas, defumação. Lá vem Belém, recendente, feiticeira, no seu traje de roceira, na noite de São João. E vem que vem, com seus banhos de panela, alecrim, jasmim, canela, hortelã, manjericão. Lá vem Belém, a Belém dos meus encantos, dos terreiros, Mães de Santo, das crendices, do pajé. E vem que vem, com sobrados de azulejo, vigilengas, Ver-o-Peso, na enchente da maré. Lá vem Belém. No dia da Trasladação vela acesa, pé no chão, sempre firme em sua fé. E vem que vem, o povo implorando graça, sempre que a Berlinda passa com a Virgem de Nazaré. Lá vem Belém, junto de Nossa Senhora, dia do Círio ela implora saúde, paz e dinheiro. E vem que vem o povão, o povo inteiro porque Deus é brasileiro e Jesus nasceu em Belém. Sylvia Helena Tocantins Escritora e membro da Academia Paraense de Letras A poesia “Belém dos meus Encantos” foi musicada pelo compositor paraense Edyr Proença. Recebeu a Medalha “E. D’Almeida Vitor” no VI Concurso Nacional de Poesia realizado em Brasília em 1985.

Um comentário:

Ariadne disse...

Minha, nossa Belém! Terra boa de gente boa. Cidade das mangueiras. Terra de calor e chuva abundante. Terra tb de calor humano e chuvas de beleza e encanto.
Porém, Belém não tem sido tratada condignamente. Suas ruas estão sujas, seus canais e bueiros entupidos. Sua liberdade comprometida. Seu trânsito caótico por vias mal estruturadas. Seus prédios publicos e privados abandonados. Obras incabadas. Seu sistema de saúde doente, sua educação desvalorizada. Queria eu Belém poder dizer neste dia "Parabéns com todo entusiasmo", mas sei que não serás plena na condição de métropole da Amazônia, enqto houverem no poder e nas tuas vias, pessoas q te dizem amar, sem contudo te respeitar.
Mesmo assim, és a minha Belém, e para ti minha cidade a beira do magnifico Guamá, o meu parabéns e o meu desejo que esta dura realidade se transforme em crescimento e dignidade.