quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pará registra 1º caso de DENGUE tipo 4.

Bom dia gente!!! Acordei as 5, passei na geladeira, peguei uma 'nhá benta da Kopenhagen', mas a cama ainda me chama rsrsrsrs, por isso vou fazer a postagem e aproveitar meu quarto frio e o meu edredom :) Hoje trazendo na íntegra, uma reportagem que chegou no meu e-mail sobre A DENGUE TIPO 4, cujo primeiro caso foi registrado aqui no Pará.
"Agência Brasil
BRASÍLIA - O Pará registrou o primeiro caso de dengue do vírus tipo 4. Um homem de 65 anos, morador do município de Santarém Novo, no nordeste do estado, contraiu a doença. Além do Pará, o Amazonas e Roraima também notificaram casos do sorotipo viral. De acordo com nota técnica da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, o caso não tem relação com o surto de dengue tipo 4 identificado em Roraima, onde 18 pessoas foram infectadas desde o ano passado.
Segundo a secretaria, o homem não se deslocou para áreas com circulação do vírus tipo 4. Antes de adoecer, ele ficou alguns dias no distrito de Icoaraci, em Belém. Para a secretaria, trata-se de um caso autóctone, ou seja, contraído na própria capital paraense.
O caso foi confirmado por meio de exames do Instituto Evandro Chagas, no Pará, unidade de referência do país na área. O instituto também descartou suspeitas no município de Abaetetuba.
O ministério e as secretarias de saúde estadual e municipais já estão adotando medidas para reduzir as chances de novos casos desse tipo de dengue no Pará.
De acordo com autoridades de saúde, o vírus tipo 4 não é mais perigoso que os sorotipos 1, 2 e 3. Todos apresentam os mesmos sintomas - dores na cabeça, no corpo e nas articulações, além de febre, diarreia e vômito. O tratamento também é idêntico. A dengue tipo 4, que não circulava há 28 anos no país, preocupa porque a população não tem imunidade contra ela.
A Secretaria de Saúde do Amazonas confirmou na segunda-feira a primeira morte de dengue no estado este ano. Não foi informado qual o tipo de vírus contraído pela vítima - uma mulher que foi internada no último dia 13, em um hospital de Manaus. O Ministério da Saúde está investigando a morte". http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2011/01/18/para-registra-primeiro-caso-de-dengue-tipo-4-923536643.asp

3 comentários:

Ministério da saúde disse...

Evitar a proliferação da dengue depende de cada um de nós. Além de cuidar da sua casa, falar com seus vizinhos, manter contato com sua prefeitura sobre focos da doença, você pode utilizar esse espaço para conscientização.
Seja parceiro do Ministério da Saúde na mobilização contra o mosquito da Dengue. Divulgue em seu blog nosso material. Entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e solicite o selo, participe da campanha.
Saiba mais: http://bit.ly/bMMVKT

anticorpos disse...

Isso é sério!

Dani Benaion disse...

sério mesmo. Precisamos divulgar e ficar alerta.