quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pará registra 1º caso de DENGUE tipo 4.

Bom dia gente!!! Acordei as 5, passei na geladeira, peguei uma 'nhá benta da Kopenhagen', mas a cama ainda me chama rsrsrsrs, por isso vou fazer a postagem e aproveitar meu quarto frio e o meu edredom :) Hoje trazendo na íntegra, uma reportagem que chegou no meu e-mail sobre A DENGUE TIPO 4, cujo primeiro caso foi registrado aqui no Pará.
"Agência Brasil
BRASÍLIA - O Pará registrou o primeiro caso de dengue do vírus tipo 4. Um homem de 65 anos, morador do município de Santarém Novo, no nordeste do estado, contraiu a doença. Além do Pará, o Amazonas e Roraima também notificaram casos do sorotipo viral. De acordo com nota técnica da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, o caso não tem relação com o surto de dengue tipo 4 identificado em Roraima, onde 18 pessoas foram infectadas desde o ano passado.
Segundo a secretaria, o homem não se deslocou para áreas com circulação do vírus tipo 4. Antes de adoecer, ele ficou alguns dias no distrito de Icoaraci, em Belém. Para a secretaria, trata-se de um caso autóctone, ou seja, contraído na própria capital paraense.
O caso foi confirmado por meio de exames do Instituto Evandro Chagas, no Pará, unidade de referência do país na área. O instituto também descartou suspeitas no município de Abaetetuba.
O ministério e as secretarias de saúde estadual e municipais já estão adotando medidas para reduzir as chances de novos casos desse tipo de dengue no Pará.
De acordo com autoridades de saúde, o vírus tipo 4 não é mais perigoso que os sorotipos 1, 2 e 3. Todos apresentam os mesmos sintomas - dores na cabeça, no corpo e nas articulações, além de febre, diarreia e vômito. O tratamento também é idêntico. A dengue tipo 4, que não circulava há 28 anos no país, preocupa porque a população não tem imunidade contra ela.
A Secretaria de Saúde do Amazonas confirmou na segunda-feira a primeira morte de dengue no estado este ano. Não foi informado qual o tipo de vírus contraído pela vítima - uma mulher que foi internada no último dia 13, em um hospital de Manaus. O Ministério da Saúde está investigando a morte". http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2011/01/18/para-registra-primeiro-caso-de-dengue-tipo-4-923536643.asp

2 comentários:

anticorpos disse...

Isso é sério!

Dani Benaion disse...

sério mesmo. Precisamos divulgar e ficar alerta.