segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Vacina vegetal ???? Dá-lhe Fiocruz!

Bom dia, flor do dia!
Caí da cama hoje :), mas, como meu horário novo de trabalho me deu a segunda feira de folga (neste dia só ministro aulas à noite), depois da postagem volto para meu edredom, afinal aqui no Pará não temos horário de verão).
Mas não antes de anunciar a 'boa nova', afinal, o Brasil pode ser o primeiro país do mundo a produzis vacinas contra a febre amarela, utilizando vegetais como uma espécie de tabaco.
Atualmente a vacina é feita utilizando ovos embrionados para produzir a proteína que permite a criação da vacina, e estes só são obtidos a partir de um único fornecedor brasileiro.
Os cientistas acreditam que utilizando as plantas, cultivadas em sistema hidropônico (veja hidroponia em http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/hidropo.htm ), o que não requer grandes áreas de cultivo, ao contrário de granjas, que já somam com pastos um dos maiores responsáveis pelo desmatamento no Brasil (veja: http://marquesi-newsletter.blogspot.com/2010/11/consumo-mundial-de-carne.html).
Além do mais, o vegetal já é bem estudado e não é comestível, assim, não havendo em seu cultivo interferência na produção de alimentos.
A pesquisa é realizada na Bio-Manguinhos (Fiocruz do Rio de Janeiro).
Para este projeto, a Fiocruz assinou uma parceria com o Centro Fraunhofen para a Biotecnologia Molecular e a iBio Inc os Estados Unidos.
Estamos esperançosos e orgulhosos :)
Bom dia mais uma vez. Até mais!

Um comentário:

pipetador disse...

Muitas postagens interessantes encontrei por aqui!