sábado, 16 de abril de 2011

Células tronco. Ler e entender para não julgar sem saber.

Mais uma vez, olá :)
Dizem que "dia de muito é véspera de pouco", mas como eu não sei mesmo se amanhã terei tantas postagens, vai hoje tudo o que eu puder postar (nunca deixe para amanhã o que pode fazer hoje) :)
Hoje cedo, quando eu preparava esta postagem sobre o transplante do menino Patrick, eu li um comentário em uma página que acusava a Igreja de impedir o prosseguimento com células tronco.
E decidi que eu escreveria algo sobre isso para que algumas pessoas fiquem esclarecidas e possam esclarecer às outras, mas quero escrever de forma bem clara e objetiva para que todos entendam.
Células tronco são células INDIFERENCIADAS, ou seja, células que ainda não foram determinadas como músculos, pele, ossos, enfim... células que ainda não 'sabem o que vão ser'.
Estas células podem ser encontradas em dois estágios: ou no embrião recém formado, em uma fase denominada blastocisto (antes do embrião se fixar no corpo da mãe), ou no cordão umbilical, polpa dentária, medula óssea e até em células adiposas (gordurosas) foram identificadas recentemente.
Mas o que eu queria mesmo esclarecer é que no Brasil no Rio de Janeiro, já se fazem terapias com célula tronco adultas para reconstituir o músculo cardíaco infartado.
Ou seja, já há muita coisa sendo feita, e o que a Igreja e algumas ongs pregam é 'prudência'.
E o que tiver que ser, será :)
Sugiro algumas leituras sobre o assunto:

Nenhum comentário: