sábado, 30 de agosto de 2008

Biodiversidade e Indústria de Cosméticos - O bom senso deve sempre prevalecer!

Atendendo ao pedido de uma sugestão de links para um trabalho de pesquisa, sobre a relação entre a biodiversidade e a indústria de cosméticos, eu não poderia me privar de tecer alguns comentários.
Vivemos a era do desejo da imortalidade. Nunca se falou tanto de remédios, tratamentos, engenharia genética, enfim... tudo para satisfazer o desejo de viver mais. E, portanto, viver mais implica em ter condições de gozar tal prolongamento da vida, ou será que podemos imaginar alguém com mais de 100 anos sem rugas ou conseguindo fazer cooper ao redor de uma lagoa??? Impossível não é mesmo?
Cuidar do corpo, tornou-se hoje mais do que vaidade, tornou-se obstinação. Todos querem um corpo 'perfeito', uma pele boa, um cabelo sedoso... enfim... e foi aí que a indústria de cosméticos deu um salto!
Para algumas pessoas, existe a idéia que basta ter os cremes, shampoos e produtos mais caros, que o problema já está resolvido. Mal sabem eles, que a alimentação e a atividade física seriam por si só, os melhores produtos do mundo contra o envelhecimento precoce... entretanto, temos que combinar: a indústria de cosméticos cresceu tanto, porque se descobriu na floresta, nos mares e nos rios, o segredo da beleza (do corpo). A biodiversidade é sim, sem dúvida, o principal aliado desta indústria. Inclusive citando que países do mundo inteiro, vêem na Amazônia essa fonte 'inesgotável' de riqueza.
Resta-nos apenas resslatar, que em alguns casos, algumas espécies podem futuramente estar ameaçadas... e é esse discernimento que se quer hoje, de quem investe milhões me pesquisas para chegar à beleza impecável. Podemos utilizar sim, porém, não devemos esquecer que alguns recursos podem se tornar escassos, e é isso que nos preocupa.
Como todo assunto, este é mais um que requer criticidade, medir prós e contras e apostar no bom senso de quem fabrica tais produtos.
Quer mais???? deixo alguns links interessantíssimos:

2 comentários:

Ana Carla disse...

Adorei Dani!
E o melhor de tudo é que na busca por informações ficamos conhecendo as empresas que realmente se preocupam com a sustentabilidade do planeta, ou seja, usufruem dos recursos naturais, da maravilhosa biodiversidade Amazônica, sem deixar de se preocupar com a preservação do meio-ambiente.
Valeu!
Beijos!

Unknown disse...

HAHAHAHA adorei tia até fiz minha pesquisa por ai tá
ta otimo tia a senhora sabe explicar muito bem beijo :*