sábado, 30 de agosto de 2008

ECOGENTIL: Educação em Defesa da Vida.

Foi uma manhã para eu nunca mais esquecer. Nestes meus 17 anos de sala de aula (sim... comecei a ser professora em 1991), o dia de hoje me trouxe um sabor especial.
Trabalhando no Colégio Gentil Bittencourt há 4 anos, hoje aconteceu um evento denominado ECOGENTIL, uma espécie de feira científico-cultural onde os alunos se preparam para apresentar aos pais, visitantes, professores, amigos enfim... à comunidade, os resultados de algumas pesquisas que eles fizeram em cima de um tema.
O Tema desse ano era "ECOGENTIL: Educação em Favor da Vida". E cá para nós, que dia especial. As equipes levaram à sério o tema, e foram buscar na atualidade motivos de sobra para falar de VIDA e das armadilhas que podem nos fazer perder a vida.
Falaram sobre tabagismo, drogas sintéticas (inclusive com um vídeo que mostrava uma pessoa em uma 'rave' tendo convulsão e alucinação), efeitos da maconha, cocaína, álcool, falaram sobre gravidez na adolescência, dando ênfase ao fato de que a criança não merece ser abortada pela irresponsabilidade dos pais, enfim... foi realmente muito gratificante perceber que todos estavam empenhados em defender a vida.
Os alunos do ensino médio, chegaram a me comover falando de EUGENIA, ANENCEFALIA, PENA DE MORTE, EUTANÁSIA, ORIGEM DA VIDA... num ato de estimular às pessoas a refletirem sobre o direito que se quer dar aos adultos de eliminar crianças apenas por elas não serem 'perfeitas'.
Vi nos olhos deles (e que fizeram meus olhos encherem de lágrima), que eles entenderam que nada justifica eliminar uma vida, noção que eu sempre tentei e lutarei até o fim da minha vida para que compreendam.
Enfim... foi um dia para nunca mais sair da minha memória. É como ver a semente germinando... e saber que você contribuiu para aquilo, nem que fosse com um pouco de água, ou um único raio de sol...
Veja as outras fotos no link abaixo:

http://www.orkut.com.br/Album.aspx?uid=18077859082112464294&aid=1220096627

Nenhum comentário: