sexta-feira, 29 de agosto de 2008

III Encontro de Bioética da Amazônia - Em Belém

Aconteceu nos dias 27 e 28/08 em Belém, o III Encontro de Bioética da Amazônia, com o tema: "Sofrimento e Morte - A Pessoa Humana e Seus Desafios". O Encontro teve como tônica discutir os problemas éticos da eutanásia, juntamente com palestras sobre cuidados paliativos a pacientes terminais e o sentido do sofrimento.
De maneira brilhante, os Doutores Marcos Montagnini(Universidade de Michigan - EUA), Clóvis Francisco Constantino (Membro do Conselho Federal de Medicina - SP), Rodolfo Acatauassu (UFRJ/UERJ) e Elizabeth Kipman Cerqueira (Co-fundadora do Hospital São Francisco - Jacareí-SP), esta última sendo uma das professoras da Especialização em Bioética que tive o privilégio de concluir - discursaram sobre o valor da vida humana e a ética para o cuidado com o paciente terminal, a fim de evitar que o mesmo deseje ter sua vida abreviada, dando-lhe qualidade de vida.
Por motivos de estarmos realizando um trabalho interdisciplinar na Instituição Marista de Belém, minhas alunas da turma 801, Lorena, Bianca e Giuliana, que falarão sobre eutanásia, foram convidadas a ouvir as palestras, e estiveram comigo no Encontro (foto).
Penso que se estes jovens forem esclarecidos sobre o valor da vida, se tornarão mais conscientes e comprometidos com a defesa da vida.

Nenhum comentário: