sábado, 18 de outubro de 2008

18 de Outubro - Dia do Médico.

Hipócrates foi o primeiro grande médico a tratar as doenças não como causas sobrenaturais ou castigos dos deuses. Ele era minucioso nas anotações, acompanhava os pacientes até a cura da doença ou morte dos mesmos, descrevendo seus sintomas e evoluções do quadro clínico de cada um deles.
Por este motivo tornou-se o "Pai da Medicina".
Falo hoje de Hipócrates, por 18 de outubro ser o Dia do Médico.
Vejamos o juramento de Hiprócrates:
Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higia e Panacéia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.
Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém.
A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda.
Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva. Conservarei imaculada minha vida e minha arte.
Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.
Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.
Hoje a postagem vai especialmente para aqueles profissionais que se doam, que buscam ir além do juramento feito na formatura, que se esvaziam de orgulho e se revestem de humildade: os médicos.
Há médicos do corpo e "médicos da alma". Felizes são aqueles que conseguem reunir as duas profissões.
Dedico esta postagem de hoje, à minha primeira médica, Dra. Amélia Cavallero de Macêdo (in memorian), a quem devo muito.

Nenhum comentário: