domingo, 21 de junho de 2009

"Yes" nós temos células tronco!

Bom dia amados!
Depois de uma semana de jejum (eu já estava enlouquecida sem computador), volto eu para uma postagem matinal (dividida com um delicioso 'arroz doce', típico da quadra junina) com sabor de vitória para a pesquisa brasileira.
Ainda que com a ajuda do acaso (o que muitos cientistas chamam de 'insight'), pesquisadores brasileiros descobriram uma nova fonte de células tronco adultas. Trata-se de células oriundas das tubas uterinas.
Os pesquisadores disseram, que os testes onde manipulavam os tecidos tubários eram para servir como suporte para a cultura de outras células tronco, porém, para a surpresa deles, elas se dividiam em uma velocidade assustadora.
Para confirmar se tratarem de células tronco, era necessário que elas fossem diferenciadas em 3 tipos de tecidos, mas ainda para a felicidade dos pesquisadores, elas se diferenciaram em quatro: músculo, gordura, cartilagem e osso. Eureka!!!!!
Só para situal os meus leitores, as células tronco embrionárias só podem ser cultvadas em tecidos fetais, daí eles estarem testando células da mucosa tubária, mas penso que o achado foi melhor ainda.
Creio que em breve embriões nao precisarão mais ser sacrificados em detrimento da obtenção de novas células tronco, porque o corpo todo tem respondido que é possível obtê-las de outras formas.
A pesquisa foi realizada por cientistas do Centro de Estudos do Genoma HUmano da USP e mais duas instituições paulistanas, e já está publicado no periódico Journal of Translational of Medicine.
Dá-lhe Brasil!
www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u583380.shtml

Nenhum comentário: