terça-feira, 2 de junho de 2009

BIOLOGIA DA PAIXÃO ... Só para maiores!

Boa noite amados.
Ainda que tomada por pilhas de provas para corrigir e outras tantas para elaborar, lendo uma matéria interessante em um site e aproveitando que o dia dos namorados vem chegando, resolvi trazer o tema para o BIOTRANSITANDO.
Por várias vezes, conversando com amigos, ouvi deles a seguinte explicação, quando questionados por que um ou outro relacionamento não dava certo. Eles diziam: "não rolou a química". Em contrapartida, outros já diziam: "eu e ela temos uma química perfeita".
Daí resolvi explicar o que é esta tal "química" à luz da biologia, é claro ;)
O que acontece de verdade, é que geneticamente somos articulados para escolher parceiros que aperfeiçoariam nossa espécie, daí a atração pelo outro, que é mesmo sem explicação.
Como explicar a atração por pessoas quando apenas as visualizamos, mesmo sem ter conversado com elas? O sexólogo Job dos Reis diz que nesta fase, em que a paixão chega, a razão vai embora :) (isso é lá verdade né não?)
Biologicamente e quimicamente Dopamina e Norepinefrina são os hormônios da paixão.
Ambos trabalham juntos comandando reações que vão desde a aceleração dos batimentos cardíacos até mesmo a criação de um laço, dada a frequência com que se faz sexo com uma única pessoa; "Quanto mais sexo com uma determinada pessoa, maior o laço emocional criado". - Diz Job.
Inlcusive, a ação conjunta destas duas substâncias, explica a euforia em relação ao parceiro, e também o porque da pessoa ficar focada somente neste assunto ;)
Genteeeeeeeee, impressionante a BIOQUÍMICA DA PAIXÃO.
Além disso, a Oxitocina (Ocitocina), Endorfina e Vasopressina, vão aos poucos nos deixando ver o outro com seus defeitinhos :( ... e daí em diante... ou o amor se firma de vez, ou... acaba ... :(
Biologia meus amados... a eterna BIOLOGIA DO SER HUMANO ;)
Pra saber mais... vai lá ;)

2 comentários:

figbatera disse...

Interessante!
Ninguém segura os hormônios da paixão...

Dani Benaion disse...

E não é???
Qjá experimentou sabe bem definir isso tudo.
:)