quinta-feira, 11 de junho de 2009

Tijolo feito de cascas de coco, castanha-do-pará e tucumã. Show de bola!

Olá amados, boa tarde!
O feriado chegou com boas novas para os ambientalistas e também para quem, não propriamente é um ambientalista, mas se preocupa com a qualidade de vida das gerações que virão.
O Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) desenvolveu um tijolo feito de casca de coco, castanha-do-pará e tucumã. Estes frutos tem suas cascas desprezadas, porém agora elas também serão utilizadas no lugar do barro.
Um dos pesquisadores Jadir Souza, afirma que o novo material, torna o tijolo mais resistente que o original, de barro, e ainda oferece mais proteção contra o calor amazônico (opa, aí eu gostei mais ainda).
Características do tijolo vegetal Matéria-prima: Cascas de coco, “ouriços” de castanha-do-pará, caroços de tucumã e resina. Durabilidade: É resistente a cupim, a chuva e é mais duro do que o tijolo comum. Aplicação: Em edifícios baixos, pois é compacto e tem peso parecido com o tijolo comum. Vantagens materiais: Proporciona mais proteção contra o calor amazônico e não utiliza cimento. Vantagens ecológicas: Recicla restos de frutas que iriam para o lixo e não precisa ser cozido, evitando o consumo de lenha. Além disso, evita a mineração de argila, que é prejudicial ao meio ambiente. Desvantagens: Empresas terão que negociar autorização do Inpa para produzir o novo tijolo. Além disso, a resina utilizada para dar liga aos pedaços vegetais é derivada de petróleo. Custo: Semelhante ao tijolo de barro.
Nas imagens:
ouriço da castanha-do-pará
palmeira de tucumã e seus frutos
casca do coco
Maravilhaaaaaaaaaaaaaa!

Nenhum comentário: