quarta-feira, 10 de março de 2010

Tráfico de Animais Silvestres - Com a palavra... os meus alunos!

Boa noite!! Esta semana o BIOTRANSITANDO abre espaço para postagens muito especiais. Depois de assistir a um vídeo da RENCTAS (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres), e discutir sobre o TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES, meus alunos da 6ª série (7º ano), tiveram como atividade a produção de um texto sobre o assunto. Seguindo algumas regras eles enfiaram a mão na massa, e os resultados foram maravilhosos. Dentre todas as produções, escolhi algumas que julguei textos que iam além das informações. Eram textos escritos com a alma de meninos e meninas de 10 e 11 anos de idade. Mais do que textos, suas produções falavam de consciência, amor à vida e principalmente, me fazem crer que é formado essas crianças, que teremos adultos capazes de lutar para mudar o mundo. Seguem então, alguns dos textos escritos por eles. Serão publicados na ordem que me estão sendo enviados. Pode ser que ainda contenham alguns equívocos de português, mas do ponto de vista da Ciência da Vida, estão dignos de serem lidos ;) Com vocês: OS MEUS ALUNOS!
"Animais silvestres estão desaparecendo, poucos existem. Hoje em dia, estão morrendo todos, morrendo muitas famílias de animais. Você sabe o porquê? Porque os homens só pensam em si mesmos, só pensam em dinheiro, só pensam em suas vidas. Mas e a vida dos outros animais? Como irão ficar os animais perdidos, mortos? Não temos como recuperar suas vidas. Eu acredito que se essas pessoas que exploram o tráfico de animais silvestres pensassem que poderiam ser suas famílias que estavam sendo exploradas, que seria a raça humana que estaria entrando em extinção, as coisas poderiam mudar . Se não houver mais exploração de animais, dá para recuperar o que já foi feito. Não precisa fazer alguém infeliz para ser feliz e ter muito dinheiro e uma vida perfeita. Quando as pessoas estão felizes podem fazer mais pessoas felizes e até podem tornar o mundo melhor". Lucas Fontenelle de Lima Pontes (602)

"Isso devia ser ilegal... À propósito é ilegal, mas as pessoas não respeitam...acham que as vidas dos animais podem ser compradas para fins sem sentido . Alguns fins são até importantes como vacinas, porém eles podiam criar esses animais e não simplesmente capturá-los com um enorme risco de morte... Se fossem eles os capturados e empalhados para uma simples coleção, eles perdendo famílias, amigos, parentes, conhecidos ... Ia sair nos jornais, na TV, porém a maioria dos que nos capturavam não iam nem prestar a atenção , preocupados apenas no seu bem estar e a beleza de suas coleções. Isso devia ser ilegal... Deviam pensar no futuro, não só o dos animais, também o nosso, eles tem papel importantíssimo ... Aves espalham o polém , dispersão de sementes e no final nascem árvores para limpar o nosso ar... para mantermos vivos. Mas continuam pensando só em si. Muito mal por sinal... Não pensam no futuro, olham só o presente e sem perceber, se matando mais e mais... Isso devia ser ilegal..." Thaís D'Avila Nóvoa Turma: 602

“O tráfico de animais silvestres aumentou...”; "Já são mais de...espécies extintas"; "Foram aprisionados ... animais contrabandeados". Hoje em dia, essas são as manchetes dos jornais e o que dizem os apresentadores de televisão. Hoje, tráfico de animais já é tão comum, que às vezes é visto com olhos acomodados, acostumados com o absurdo. Mas isso não pode acontecer! A nossa luta contra o tráfico de animais silvestres tem que ser constante. Nós, brasileiros, temos hoje o que pode ser que não exista amanhã: uma riquíssima fauna. O mundo todo dá muito valor a ela e nós, brasileiros, a quem ela pertence, não damos. Tanto que 10% do mercado do trafico de animais, é movimentados por traficantes brasileiros. Mas há também pessoas que vem ao Brasil com uma só finalidade: ganhar dinheiro roubando a nossa fauna! Vamos defendê-la! Vamos mostrar que os brasileiros sabem defender o que é importante! Juliana Fonseca Pontes Turma: 604

5 comentários:

Ana Vitória Bogéa disse...

Dani, fiquei muuito feliz de quase todos os textos serem da 602, que é a minha turma, adorei todos os textos que eu li no blog!

Dani Benaion disse...

Oi Ana linda. Volte sempre viu?

Han Eric disse...

Oi tia Dani,não terá nenhuma redação da 603? ToT

Dani Benaion disse...

Eric, estou esperando que você me mande a sua redação. Eu combinei que vocês tinham que digitar e me enviar para o e-mail.
Estou esperando: aleinad.bio@gmail.com

mande logo!
bjks

Dani Benaion disse...
Este comentário foi removido pelo autor.