sexta-feira, 2 de abril de 2010

Cães e Chocolate não combinam!

Bom dia, meus queridos. Aproveitando Belém que está chuvosa como sempre ;), o que a deixa mais charmosa, cá estamos nós para dar uma dica importante.
Se você tem cães como animais de estimação, mesmo que ele faça aquela carinha linda pedindo um pedacinho de chocolate, não dê!
A WSPA (sociedade mundial de proteção animal) em seu site, tem muitas dicas para quem como eu, ama os animais. (Abaixo, segue o link da WSPA)
O chocolate possui substâncias chamadas metilxantinas, que têm a capacidade de tornar o produto viciante, sendo as principais a cafeína e a teobromina, além de uma quantidade enorme de gordura e carboidratos. Mas a grande vilã para o organismo do cão é a teobromina. Sua quantidade varia de acordo com a quantidade de gordura do chocolate: quanto mais gordura ele possuir, menor vai ser a quantidade de teobromina. Quanto mais escuro for o chocolate, mais teobromina ele terá, e maior será a possibilidade de ocorrer a intoxicação. Além disso, estas substâncias levam até 6 dias para sairem do corpo do animal.
Fique atento aos sintomas de um cão intoxicado com chocolate e ao menor sinal de um deles, leve-o ao veterinário.
Sintomas Um cão intoxicado pela ingestão de chocolate pode apresentar os seguintes sintomas:
aumento da frequência cardíaca
arritmias, aumento da micção (eliminação de urina)
aumento da pressão arterial, hiperatividade
inquietude
insônia
tremores
convulsões
Desejo com esta postagem, que nossos amiguinhos também tenham uma FELIZ PÁSCOA!
Bjim... até mais tarde!

Nenhum comentário: