quarta-feira, 21 de abril de 2010

Copa do Mundo 2010. Aprenda as palavras mais faladas nesta competição.

Bom diaaaaaaaa!
Passando rapidinho para matar a saudade de postar... hoje trouxe uma curiosidade, principalmente para meus alunos, que estão envolvidíssimos com a Copa do Mundo na África do Sul. Fica até difícil dar aula com eles querendo trocar figurinhas do álbum da Copa. rsrsrsrs
Mas quem foi criança um dia, deve lembrar bem disso.
Daí hoje, encontrei um site com várias palavras do vocabulário sul africano e trouxe para a gente conhecer. Embora o país fale 11 idiomas, além dos dialetos, o inglês é a línga mais falada. Mas vale conhecer palavrinhas que vão bombar na Copa do Mundo. :)
Na imagem, o mascote da Copa de 2010: Zakumi ;)
* Vuvezela: uma grande e colorida corneta de plástico, de som semelhante a uma buzina náutica, utilizada principalmente como instrumento de comemoração em jogos de futebol.
* Jabulani: Nome com que foi batizada a bola oficial da FIFA para a Copa do Mundo de 2010, fabricada pela Adidas. Significa “trazendo alegria para todos” em isiZulu.
* Makarapas: Chapéus de plástico rígido, elaboradamente trabalhados e extremamente coloridos, que os torcedores usam.
* Bafana Bafana: Os garotos. Origem: Zulu. Maneira como os jogadores do time sulafricano são chamados.
* Laduma: o momento em que a bola atinge a rede do gol. Grito popular em jogos de futebol, que significa "ele marcou!" (literalmente: "está trovejando", em Zulu).
* Idiski: Jogo de futebol. Origem: gíria das townships.
As palavras desta postagem foram tiradas do site http://msn.onne.com.br/esportes/materia/12935/palavras-da-copa

Nenhum comentário: