domingo, 11 de abril de 2010

NOVO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA valoriza a PESSOA HUMANA. Lindo demais!

Bom dia! Boa tarde! Boa noite!
O que era para ser um domingo sem grandes mudanças, me faz escrever extremamente feliz ;)
O novo código de ética médica, que passa a vigorar na terça-feira (dia 13/04) traz uma novidade que já vinha engatinhando e agora ergueu-se. OS CUIDADOS PALIATIVOS para pacientes terminais é agora, um ato médico obrigatório :)
Esse mecanismo de dar qualidade de vida à pessoa com doenças incuráveis até o fim de sua vida, sem abreviá-la (mesmo a pedidos do doente) chama-se ortotanásia.
Esta decisão, é vitoriosa, principalmente para pessoas que lutavam há tempos para conscientizar a todos que o doente terminal precisa de carinho, de ser ouvido, de ser tratado, e principalmente de receber toda atenção possível ao invés de se sentir abandonado ao ponto de chegar a pedir para morrer (eutanásia).
Vitória dos defensores da BIOÉTICA HUMANISTA. Aqui em especial meu carinho e meus parabéns aos meus professores das pós graduação em BIOÉTICA, doutores ELIZABETH KIPMAM CERQUEIRA, DALTON LUIZ DE PAULA RAMOS E ALICE TEIXEIRA FERREIRA. Todos envolvidíssimos neste processo de humanização da medicina.
É um novo tempo para a medicina brasileira. Não podemos negar que talvez seja a mola mestra que faltava para que o médico fosse mesmo aquele que luta pela vida em todas as suas instancias.
Estou particularmente emocionada...
Espero, que todas as pessoas saibam desta novidade, para que possam cuidar dos 'seus' entes da forma mais digna que merecem ser tratados.
No link a seguir, você fica sabendo de tudo a esse respeito.
Um brinde à vida!

Nenhum comentário: