sexta-feira, 16 de abril de 2010

"DONA GENÉTICA X DONA ÉTICA"

Olás!!!!
Eu sempre gosto de me referir à genética como "DONA GENÉTICA", justamente por cada vez mais, ela ser responsável por 100% das dores de cabeça da "DONA ÉTICA".
Brincadeiras a parte, este é mais um assunto daqueles que a gente olha de todos os lados e sempre fica em dúvida se afinal de contas deve ou não ser aprovado no comitê de ética? Boa pergunta!
Para quem ainda não entendeu o que eu estou falando, ok, estou tentando literalmente não tomar partido nem da ética nem da genética... no assunto do momento: EMBRIÕES COM MITOCÔNDRIAS SADIAS.
Para quem não sabe, as mitocôndrias são as 'fábricas de energia' das células. É dentro delas que ocorre a respiração celular, onde a energia é liberada para a célula realizar as suas mais diversas funções. Pois bem... é aí que a 'porca torce o rabo', porque estas mitocôndrias podem ser defeituosas, e isto implicaria no nascimento de crianças com várias doenças causadas por este mal.
O que ninguém sabia (até esta semana) é que se podia transplantar o núcleo de embriões com mitocôndrias doentes para óvulos (sem núcleo) com mitocôndrias sadias, e a partir disto, a fertilização in vitro seria a chave para mães que pudessem transmitir tais mitocôndrias defeituosas aos seus filhos, gerassem crianças sem a anomalia.
Eureka!!!! teriam dito os pesquisadores do Reino Unido, onde a pesquisa foi desenvolvida com êxito.
Entretanto, aí é que está o nó! Eles calculam que em 3 anos este tipo de tratamento estaria disponível para pessoas, mas não se sabe ainda como os comitês de ética vão se posicionar diante da manipulação de embriões.
Confesso que desta vez, pela forma como a técnica foi demonstrada nos jornais televisivos, até eu, que sou uma bioeticista humanista inveterada, me questiono se 'esta não será uma das maiores descobertas científicas do século'?
Não descarto a discussão de que para tais metodologias funcionarem, uma grande quantidade de embriões estao sendo 'cobaias'. E talvez, isto seja não ético.
Embora o dilema seja grande, precisamos esperar para ver...
Mas é indiscutível que depois de tudo o que já vimos, chegar a manipular MITOCÔNDRIAS (que são organelas fundamentais à vida das células eucarióticas), é realmente se questionar: "onde chegará a ciência?" ou melhor: "até onde deve ir a ciência"?
Para saber mais:
http://designinteligente.blogspot.com/2008/05/ii-o-que-o-nosso-dna-mitocondrial-diz.html

Nenhum comentário: