domingo, 2 de maio de 2010

Box jellyfish... o perigo das águas australianas.

Bom dia!!!! Hoje estou comemorando meus 38 anos, e não ficaria bem dar o bolo em meus leitores não é mesmo? O bolo de hoje é sabor chocolate, meu preferido :)
Mas, mudando de assunto e falando de coisa séria vamos lá para a postagem de hoje :)
Quando eu explico para meus alunos sobre o Filo Cnidária, e cito como exemplos deste Filo, as caravelas, águas vivas e anêmonas do mar, eu sempre faço questão de explicar sobre o perigo que as queimaduras destes animais provocam.
Esta semana foi noticiado um caso sobre ataques de águas vivas que ocorreu na Austrália, e que surpreendeu médicos e zoólogos.
Uma menina de 10 anos, conseguiu sobreviver às queimaduras causadas por uma espécie de água viva considerada um dos animais mais venenosos do planeta.
Os médicos e pesquisadores ressaltaram que jamais tinham visto alguém sobreviver a este tipo de queimadura.
Para que a gente entenda melhor, os Cnidários são animais marinhos que tem em seus tentáculos uma substância urticante capaz de causar queimaduras onde tocam.
Estas substâncias ficam dentro de células especiais denominadas CNIDOBLASTOS.
As águas vivas e outros animais deste Filo, não atacam de propósito às pessoas. Muitas vezes seus tentáculos são tão longos, que o animal está a metros de distância e pode queimar, sem que você ao menos o veja.
Entretanto, este mecanismo é realizado pelo cnidário para predar ou se defender.
No caso da menina Rachel, quando os tentáculos prenderam em sua perna, ela perdeu a visão e teve falta de ar. Foi socorrida pelo irmão que nadava com ela e foi levada para a beira do rio, onde ficou inconsciente por meia hora.
Depois de ser mantida em coma induzido por seis semanas, Rachel teve alta e pode voltar para casa.
Mas os pesquisadores alertam: na maioria dos casos, 3 minutos são suficientes para matar uma pessoa.
Nas imagens, a água viva que é um dos animais mais venenosos do planeta a Box jellyfish e a perna da menina Rachel após o tratamento de seis semanas no hospital.

2 comentários:

Daniela Torres disse...

Tenho um selo pra você.

figbatera disse...

Caraca, é assustador!!

Com um pouco de atraso, Dani, PARABÉNS e muita paz e saúde pra vc!