sexta-feira, 2 de julho de 2010

Pulmão de proveta é a bola da vez! E dá-lhe Ciência!

Nem sei se digo boa tarde :(
Depois de levar uma 'laranjada', justamente quando a seleção brasileira fazia a sua melhor partida, ainda estou meio lerda... e acabei indo dormir, achando que como em um filme, poderia acordar e ver que tudo não havia passado de um pesadelo... ledo engano. Estamos mesmo fora da copa do mundo de 2010... enfim... os cães ladram e a caravana passa. Bola pra frente, literalmente!
Mas... vamos ao que interessa, e a notícia realmente é animadora para quem sofre na fila de espera por transplantes de pulmão.
Cientistas da Universidade de Yale (EUA) acreditam ter dado o primeiro passo para a criação de pulmões 'de proveta'. Eles esperam que a técnica realizada, testada em ratos, e que deu resultado satisfatório, possa ser empregada em humanos.
A técnica consta da retirada de todas as células que constituem o pulmão, de forma que somente a parte extracelular que o compõe seja mantida. Daí, células de outro pulmão sadio são implantadas e com a ajuda de um bioreator que simula condições fetais, a multiplicação celular ajuda a preencher a matriz pulmonar que ficou sem as células.
A descoberta foi publicada no último dia 24 na revsta "Science" e já é recebida com muita animação por parte da comunidade científica.
Taí! Gol de placa é isso.
E cá para nós, tenho que fazer a crítica: enquanto a gente fica em frente à TV vendo jogar estrelas que recebem muito mais do que os governos investem em pesquisas no Brasil, outros países disparam na corrida das descobertas científicas...
Aliás, fazer pesquisa no Brasil deveria ser considerado ato heróico, uma vez que os investimentos são insuficientes e os pesquisadores mal remunerados.
Desculpem, mas não dá para deixar de comentar isso. Embora eu adore futebol e esteja triste sim pela eliminação da seleção, não dá para esperar mais quatro anos para festejar vitórias em nosso país. Temos que ser campeões também em outras áreas, e a educação e saúde GRITAM por socorro.
Beijos.

Nenhum comentário: