domingo, 4 de julho de 2010

Touradas... inteligência ou desinteligência humana?

Olá!
Aproveitando o domingo preguiçoso e calorento aqui para os meus lados, vamos nós hoje com uma postagem de protesto.
Depois de ver ativistas em manifesto contra as touradas em Pamplona, na Espanha, resolvi trazer o assunto até mesmo como informação e por que não também, como reflexão?
Entendo perfeitamente que em muitos países existem tradições que se perpetuam, é a cultura, a história de um país que está em jogo e merece ser preservada.
As touradas são um exemplo além da covardia humana, de uma espécie de sadismo ou coisa parecida.
Lendo sobre a história da tourada, vê-se que é muito antiga e tinha como objetivo provar a coragem de cavaleiros medievais, e de uma lenda onde o noivo deveria matar um touro antes do casamento para garantir que a união fosse póspera.
Mas vamos pensar...
Isso era coisa de tempos em que não havia outra forma de se provar a coragem, ou mesmo não havia muito conhecimento acerca do respeito para os animais...
Mas hoje em dia??? Que temos tantas coisas mais interessantes para fazer e tantas outras formas de diversão... entrar em uma arena para assistir aquele animal ser flexado em uma região cheia de terminações nervosas, para aumentar sua dor e sua fúria, enquanto que uma pessoa (que se diz inteligente) tenta levá-lo ao extremo do cansaço para então matá-lo... Gente... em que século estamos vivendo?
E isso não fica somente para a Espanha não. Aqui mesmo no Brasil a 'farra do boi' faz o ser humano despertar o seu lado mais cruel...
Enfim... para quem quer conhecer a história das touradas, fica o link a seguir...
É bom que de vez em quando a gente questione mesmo certas tradições... caso contrário, ainda teríamos senzalas como uma manifestação da cultura brasileira... (pior é que ainda exiete mesmo trabalho escravo no Brasil).
Beijos

Nenhum comentário: