sábado, 11 de abril de 2009

Chocolate! Chocolate! Chocolate! Eu só quero chocolate!

Véspera de Páscoa e todos que gostam de chocolates já contam os minutos para abrir seus ovos, barras, caixas, enfim... do delicioso chocolate, não é mesmo?
E segundo a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ciência Hoje - http://cienciahoje.uol.com.br/142119) a explicação por este fascínio é simples de explicar.
Diz ela, que o chocolate é bem recebido pelo cérebro porque este identifica na gordura do chocolate, uma importante fonte de energia por suas calorias.
Além disto substâncias como feniletilamina e a cafeína ativam um sistema de recompensa do cérebro, justamente por lembrar que normalmente o chocolate é dado como prêmio, desde que somos crianças (eu amooooooooooo).
Paralelo a tudo isso, um outro componente do chocolate - o triptofano- ativa a produção da serotonina, uma substância ligada ao prazer, à alegria, que relaxa e deixa mais calmo.
No entando, vá com calma ok?
É melhor receber pequenas doses diárias de tudo isso do que uma overdose de chocolates e uma baita dor de barriga depois ou pneuzinhos a mais ;)
No mais, eu estou contando mesmo os minutos para colocar essas delícias na boca, e no cérebro é claro!
Beijão.
Bom dia!

Nenhum comentário: