domingo, 5 de abril de 2009

Hipertensão e consumo de sal - ALERTA GERAL!

Bom diaaaaaaaaaa! Ontem os acessos ao blog foram muito bons. Percebo que as pessoas curtem saber coisas sobre os animais. Adoro quando as pessoas entram e comentam, na verdade, os comentários nos dão uma idéia do que gostam mais e do que não atrai também. Fora os e-mails carinhosos que recebo. Muito obrigada gente! E um blog de Ciência precisa ser eclético, daí variarmos bastante os assuntos, embora a informação precise ser dada, mesmo quando ela não faz tanto a cabeça das pessoas. Essa é a proposta do BIOTRANSITANDO. Hoje, eu não inicio falando dos animais, embora não descarte isso em outras postagens do dia. Mas em especial, hoje inicio fazendo um alerta (que vale para mim também). Os brasileiros estão consumindo sal de cozinha duas vezes mais do que os valores diários. A informação vem da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que preocupada com esta condição "sine qua non" para pressupor a hipertensão, pode aumentar o número de pessoas que sofrem desta doença silenciosa. O normal a ser consumido é de 4 a 6 gramas POR DIA, e há refeições (principalmente as industrializadas) que em uma porção acabam fornecendo toda a cota do dia, o que certamente fará o indivíduo em outras refeições, continuar consumindo o sal, além do permitido (ou indicado). Todo este problema do sal de cozinha, é que em sua composição, há sódio (Na), que estreita os vasos sanguíneos, dificultando a passagem do sangue. Daí porque a pressão arterial aumenta. De qualquer forma, vale a pena se inteirar mais do assunto e eu trouxe aqui um vídeo super descontraído que vai lhe informar perfeitamente tudo o que a priori, você precisa saber para cuidar desse mal. ;) Segue também o link do Jornal Nacional, onde você também pode ouvir e ver a reportagem na íntegra. Bjim meus amados! Bom domingo! http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1073611-5603,00-BRASILEIROS+CONSOMEM+MAIS+SAL+DO+QUE+DEVERIAM+AFIRMAM+MEDICOS.html

4 comentários:

Matheus disse...

Fessora, como ainda estou "arranhando" persa, não tem como eu te dar uma exatidão de como é... E daria muito trabalho subir uma imagem dessa na internet... Mas como o alfabeto persa é o mesmo do árabe, com insignificantes mudanças, teu nome ficaria mais ou menos assim: دانييلا, mas lembrando que é da direita pra esquerda. Boas!

figbatera disse...

Dani, importantíssima informação sobre o exagerado consumo de sal; eu, felizmente, não gosto de nada muito salgado e tenho mantido minha pressão arterial "no ponto".
Abração!

Dani Benaion disse...

Parabéns Figbatera! Não é o meu caso. Eu adoro tudo salgado, mas estou aprendendo a maneirar :)
Beijão!

Anônimo disse...

aeh ... obrigada pelo comentário, pois é.. eu gosto de um entretenimento de vesz enquando... para evr se quebra um pouco o gelo rs...


maas as menssagens são passadas e é isto que realmente interessa n é? rs

abraços e sucesso com o blog >)