quinta-feira, 30 de abril de 2009

Gripe Suína ameaça pela quantidade de informações.

Olá... pensei que nem iria conseguir postar ainda dia 30 ;)
Eu estive totalmente absorvida no trabalho estes dias. Resultado: estou afônica (totalmente sem voz) :(
Mas... como escrever não me faz falar... vamos lá...
Embora o 'boom' do momento seja a gripe suína, eu resolvi não sair publicando tudo o que todos já sabiam sobre ela, e esperar até que algo de muito extraordinário sobre o fato pudesse acrescentar os conhecimentos que já temos através de TV, rádios, jornais impressos e eletrônicos também.
Ebtão resolvi parafrasear o repórter do 'New York Times' que publicou a seguinte frase: "Mesmo depois de tudo que os cientistas aprenderam sobre a gripe, desde a catastrófica pandemia ocorrida entre 1917 e 1919, uma coisa continua a mesma: a natureza previsivelmente imprevisível dos vírus responsáveis por ela."
E é verdade mesmo.
Já há especialistas dizendo que os porcos nada tem a ver com a infecção. E o Egito inicia neste sábado o extermínio de todos os suínos (o que certamente descontrolará sua economia e o problema da fome)...
O que sabemos é que deve estar sendo difícil para a OMS e o Centro de Prevenção e Controle dos EUA, continuarem a fornecer informações sobre o vírus, sem causar pânico.
Ao mesmo tempo em que tais entidades precisam informar a população(e isto gera pânico, uma vez que a pandemia pode realmente estar perto de ocorrer), há a necessidade de que se mantenha a calma (sem que se fique indiferente à isto).
Falar do poder contaminante do vírus, em um momento que a economia mundial sofre abalos, é simplesmente 'jogar lenha na fogueira' , uma vez que as viagens, negócios, enfim... tudo pode ter que ser cancelado, dado o risco de uma pandemia.
O Peru confirma o primeiro caso da gripe na América do Sul, especialistas identificam o vírus... Enfim... são informações que 'bombam' os sites de notícias, e jornais televisivos.
Eu ainda prefiro esperar mais...
Contudo, indico um link para quem quer saber a trajetória do vírus.
Beijão. Minha cama me espera. Hoje eu a desejo mais do que nunca :)

Nenhum comentário: