terça-feira, 21 de abril de 2009

Stephen Hawking é o cara!

Boa noite! Hoje a postagem saiu um pouquinho tarde. Mas é justificável.
Passei o dia todo pensando o que postar, e as várias vezes que abri os sites de notícias, nada me fazia decidir.
Até porque o BIOTRANSITANDO tem uma proposta que é informar, mas ao mesmo tempo trazer reportagens que possam levar à reflexão quem as lê.
Daí porque escolhi esta notícia, uma vez que o inglês Stephen Hawking, 67 anos, recupera-se em um hospital do Reino Unido, desde o dia 20 (ontem), com suspeita de infecção respiratória.
Porém, se o nome não lhe diz muita coisa, e a imagem lhe faz perguntar: "quem seria Stephen Hawking"? Eis que lhe digo (aliás, apenas transcrevo o que quem o conhece, sabe): é simplesmente o cara que ocupa a cátredra de Isaac Newton como professor lucasiano no Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica.
Enquanto alguns justificam seu desejo de morrer porque se tornaram tetraplégicos ou perderam parte dos sentidos, ou ainda não tem perspectiva de vida porque apresentam alguma deficiência degenerativa, Stephen Hawking, um dos físicos mais consagrados do mundo, é exemplo de superação e de que, com um bom cérebro (ou melhor, com um cérebro que se ocupe de coisas boas), é possível contribuir com o mundo.
Hawking possui esclerose lateral amiotrófica uma doença ainda sem cura, dignosticada em 1966, mesmo ano em que graduava-se em Doutor pela Trinity Hall, em Cambridge.
Depois de abandonar o Instituto de Astronomia em 1973, Stephen entrou para o Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica e, desde 1979, ocupa o posto de professor lucasiano de Matemática, cátedra que fora de Newton.
É um dos que propôs as 4 leis da mecânica de buraco negro, com Roger Penrose provou o primeiro teorema da singularidade.
Entre tantas outras descobertas da Física.
O asteróide 7672 Hawlking tem este nome em sua homenagem.
Com um currículum destes, Hawking poderia perfeitamente guardar para si, tudo o que sabe, mas ao contrário, em várias obras publicadas, ele nos faz ver, que o cientista só o é de fato, quando divide o saber, e eis mais alguns de seus méritos:
Brevíssima História do Tempo (Portugal, Lisboa: Gradiva; 2007) ou Uma Nova História do Tempo (Brasil, Rio de Janeiro: Ediouro; 2005) - Atualização do livro publicado em 1988 no qual são incluídos novos resultados teóricos e observacionais em direção a uma teoria unificada completa de todas as forças da física. Uma Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros; Rio de Janeiro: Rocco; 1988. O Universo numa Casca de Noz; São Paulo: Mandarim; 2001. Buracos Negros, Universos-Bebês e outros Ensaios George e o Segredo do Universo; Rio de Janeiro: Ediouro; 2007. - As idéias e conceitos de Física e Astrofísica de Hawking sobre o Universo, contadas em um enredo de aventura voltado para as crianças, com co-autoria de Lucy Hawking.
Penso que Hawking é daquelas pessoas que qualquer um de nós gostaria de conhecer. Seu olhar tranquilo, seu sorriso contagiante e sua mente brilhante, devem literalmente transbordar VIDA, àqueles que como eu, precisam constantemente de estímulos para continuar acreditando que vale a pena viver.
Meu carinho e meu respeito a este grande homem, exímio cientista e eterno exemplo para cada um de nós.

Nenhum comentário: