quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Asbestose e os 'pulmões de pedra'

Bom dia meninos e meninas :)
Cheia de atividades, mas sem fugir do meu 'vício' de ser blogueira :) aqui estou eu.
Hoje, trazendo uma informação muito importante, principalmente na hora de realizar construções. Vamos falar do AMIANTO uma fibra mineral utilizadas em muitos materiais de construção e que causam danos as vezes irreversíveis ao organismo humano.
Você já ouviu falar em ASBESTOSE?' Calma, não é nenhum palavrão ou como denominamos uma pessoa que esteja admirada. Trata-se do famoso 'pulmão de pedra', uma doença comum entre pessoas que trabalham com o AMIANTO. Pelo menos 1/3 destes trabalhadores adquirem a doença ao longo da vida.
O amianto é uma fibra mineral e antes, esta fibra compunha as telhas BRASILIT, hoje em dia, estas telhas não trazem mais tal fibra, uma vez que ficou provado que há grande comprometimento da saúde das pessoas que inalam as partículas da mesma.
A Escola Nacional de Saúde Pública realizou uma pesquisa inédita, avaliou um grupo de ex-trabalhadores de indústrias do setor e descobriu que 32% sofrem de asbestose.
A pesquisa relata que esta fibra, em contato com os pulmões produz espécies reativas de oxigênio que alteram negativamente o DNA dos indivíduos, podendo inclusive levar ao cancer.
Fique de olho em mais dados da pesquisa:

Um comentário:

Augusto e Nícolas disse...

A reportagem é muito importante para alertar a todos que trabalham nesta área, e muitos não sabem dos danos e riscos que ocorrem ao trabalhar com esse material. O uso incorreto ou não uso do equipamento de proteção, como máscaras, luvas e etc, pode acarretar danos irreversíveis que será letal ao longo de sua vida!!
Alunos do 1°ano do ensino médio do prof Hebert