sábado, 1 de agosto de 2009

Influenza A H1 N1 - Decisões acertadas!

Bom dia amados! Sábado de sol, propício para um bom churrasco em família não acham??? Afinal, sair de casa com riscos de contrair a Influenza A H1 N1 pode não ser uma boa. Propositalmente, estou puxando este assunto porque esta semana, ouvi de um médico, em um notíciário de circulação nacional, que era bobagem adiar o início das aulas por conta dos riscos da contaminação da gripe A H1 N1. Fiquei perplexa. Como bióloga, e dentro das minhas limitações, entendo que ao saírmos de férias, é muito mais fácil termos contato com pessoas de diferentes nacionalidades em aeroportos, praias, shows, shoppings... e obviamente que as chances de contrairmos infecções aumentam. Muitos jovens, crianças e adultos, estão retornando hoje das férias, e muitos deles, vindos das excursões aos EUA, então como pode-se dizer que o adiamento das aulas é uma bobagem? É o período para que os primeiros sintomas apareçam, o que fará a diferença na disseminação, caso estas pessoas tenham contato com outras. Daí, hoje, vasculhando a net em busca de informações, encontrei uma notícia que contraria totalmente esta primeira opinião, e afirma, que esta medida denominada 'não farmacológica' poderá sim, dar resultados muito favoráveis contra a disseminação da Influenza A, e que em outros casos como na pandemia de 1918 também causada por um vírus H1 N1, estas medidas fizeram com que a contaminação diminuisse bastante. Ora, ora... então Viva para as escolas que colocando de lado a burocracia de cumprir seus planos de aula em detrimento da saúde pública, pensaram nesta medida profilática de grande valia. Reposições de aula, podem ser feitas, mas reposição de vidas, certamente que não. Beijocas para todos, que eu agora vou ao meu churrasquinho familiar :)
OBS: Aproveite e fique de olho nos sintomas. http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1250596-5603,00-MEDICO+AVALIA+UTILIDADE+DE+ADIAR+VOLTA+AS+AULAS+PARA+EVITAR+CONTAGIO+POR+NO.html

2 comentários:

rosangela disse...

Olá amiga blogueira. Nota 10 para sua postagem!

Escolha uma imagem que melhor represente o seu blog e mande pro meu e-mail rsv-bio@ig.com.br. Quero divulgar ainda mais o seu blog. Um abraço.

figbatera disse...

Eu não havia raciocinado sobre este argumento; vc, agora, esclareceu bem o motivo.
Xô gripe!