domingo, 14 de setembro de 2008

Descoberto o inimigo dos corais brasileiros.

Há algumas postagens anteriores, contei para vocês sobre alguns corais brasileiros ameaçados de extinção por algo que os pesquisadores ainda não tinham descoberto. O efeito é que os corais iam morrendo e em setenta anos, se isso continuasse a acontecer teríamos estes animais em extinção.
Uma expedição foi montada para descobrir do que se tratava, e finalmente foi descoberto o que estava matando os corais.
São nada mais, nada menos que outras espécies de corais: os corais-sol, que matam dentre outros os corais-cérebro, uma das espécies que só existe no Brasil.
A espécie invasora, acreditam os pesquisadores, estão migrando em direção ao sul e isso pode levar à extinção de boa parte das espécies brasileiras, porque ele se reproduz em 12 a 18 meses (espaço considerado rápido), e além do mais, não são só corais que estão em perigo, eles afugentam peixes, e outros animais marinhos do local, o que pode causar um grande desequilíbrio ecológico.
Uma outra conclusão, é de que tais animais tenham migrado e continuem fazendo isso, sendo transportados pelos cascos dos petroleiros.
Tão logo o mapeamento da área invadida pelos corais-sol acabe, os pesquisadores já têm em mente estratégias para eliminá-los.
Fique por dentro:

Nenhum comentário: