quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Dia 03/09 - Dia do Biólogo

Hoje eu vim aqui especialmente para falar da minha vida: A Biologia!
Há alguns anos atrás, quando eu ainda fazia o ensino médio, muitas coisas passavam pela minha cabeça. Eu já era apaixonada pelos animais, plantas e coisas da área, mas ainda não entendia o que a vida me reservava. Quando decidi estudar a Biologia, eu tinha 20 anos. Tarde né??? Tenho alunos que estão hoje com17 entrando nas Universidades... mas enfim, penso hoje que foi no momento certo, porque eu tive chance de saber exatamente o que eu queria da minha vida.
E quando me inscrevi no vestibular da Universidade Federal do Pará, eu tinha certeza de que alí estava sim, toda uma história de amor entre eu e esta ciência que amo.
No dia 08 de março do ano de 1992, saía o listão dos aprovados, e eu estava entre eles. Nem sei descrever a minha alegria, na verdade só eu e minha família sabiamos do esforço que eu tinha feito, trabalhando e estudando já naquela época. E assim foram alguns anos de faculdade. Os amigos que fiz continuam intactos, se eternizaram como diz um outro grande amigo meu. 16 anos já se passaram desde a aula de "Ecologia Básica", a primeira Disciplina que os calouros cursavam naquela época, e tudo ainda é muito vivo em mim. O que sei, é que destes anos de faculdade, saí uma pessoa mais apaixonada ainda pela Biologia e decidida a fazer dela a minha grande missão. Muitas mentes já passaram por minhas mãos. Crianças, adolescentes, adultos, e a elas eu sempre quis mais do que ministrar conteúdos, dar o exemplo do amor e do respeito pela vida em toda a sua plenitude. Para mim, não há nada mais fascinante do que ver nos olhos dos meus amados (como chamo meus alunos) aquele brilho inconfundível de quem está descobrindo um mundo, antes desconhecido. Alguns que já se formaram, dizem que fui eu quem os fez amar a Biologia, na verdade, digo à eles, que eles sim, são a razão de eu ter ido tão longe, e mesmo assim desejar ousar ir mais além. Por isso hoje, comemoro o meu dia, com a certeza de que embora não seja mãe biológica, uma árvore eu já plantei, um livro eu já escrevi, e os filhos que não pari biologicamente, se traduzem nas centenas que já passaram pelas minhas mãos e que são hoje cidadãos mais conscientes de sua missão no mundo. Parabéns à todos os Biólogos que se comprometeram com a vida acima de qualquer vaidade científica, acima de qualquer preço, acima de qualquer fama, e com ética! E aos outros, que trocaram o valor da vida pela fama, pela cobiça e pela falta de ética, o meu repúdio e a vergonha de ter que dividir com eles o mesmo título. Ainda bem que o título não traduz o valor que cada Biólogo tem. Porque esses valores só serão medidos nas gerações que formarmos. Que bom que eu tenho semeado a boa semente!

Nenhum comentário: