domingo, 21 de setembro de 2008

Insetos!!! Eles realmente são fantásticos!!!

Iniciando a semana, vamos lá com uma seleçãozinha que sempre agrada meus visitantes: as curiosidades sobre animais.
Desta vez, o espaço é para os insetos.
Mas antes das curiosidades, vamos entender um pouquinho sobre estes animais.
Os insetos localizam-se biologicamente no Filo Arthrópoda, animais caracterizados por apresentarem suas extremidades articuladas e um exoesqueleto feito de quitina (um tipo de carboidrato).
Ao contrário do que muitoa gente pensa, as aranhas, os escorpiões e os carrapatos não são insetos. Eles também são artrópodes, mas pertencem à outra classe: a dos aracnídeos.
Mas vamos agora ao que interessa: uma seleção muito show de curiosidades sobre estes animais que são uma verdadeira mágica!
Espero que gostem!
Os links para visualizar alguns destes insetos estão abaixo da postagem.
FIQUE SABENDO:
* Um casal de baratas, no período de um ano, pode gerar até 100 mil descendentes, sendo que nos países tropicais esse número pode ser facilmente ultrapassado.
* Existem espécies de cupins nas quais a rainha pode colocar até 80 mil ovos por dia.
* O ovo da pulga pode demorar até um ano para eclodir, pois como outros insetos possui quimioreceptores que detectam o perigo do local tratado com inseticidas. * Um pré-adulto de pulga pode passar até um ano sem se alimentar.
* As moscas batem suas asas até 200 vezes por segundo, sendo que alguns mosquitos alcançam recorde de até 1000 vezes por segundo. O número de batidas das asas está relacionado com o peso do inseto.
* Cerca de 80% dos animais do planeta têm 6 pernas, isto é, são insetos. Existem mais de 800.000 espécies de insetos.
* O louva-a-deus é o único inseto que consegue rodar a cabeça.
* O maior inseto do planeta em termos de volume é o besouro Titanus giganteus que pode chegar até aos 22 centímetros de comprimento e pesar 70 gramas, é encontrado na Amazônia.
* A pulga salta 350 vezes a sua altura, o que equivale a uma pessoa dar um pulo de uma altura igual à largura de um campo de futebol.
* Alguns insetos conseguem viver até um ano sem a cabeça.
*As antenas são responsáveis pelo olfato, e é por meio delas que os insetos farejam comida. Como a maioria das formigas é cega, elas usam as antenas para "tatear" o lugar por onde estão andando.
* O sangue dos insetos é frio. Antes de alçar vôo, alguns insetos maiores precisam aumentar a temperatura do corpo, para que seus músculos funcionem adequadamente. Para isso, eles tremem, como fazemos em dias muito frio.
* Quando os insetos carnívoros se acasalam, o macho corre o perigo de ser devorado por sua parceira. Para impedir que isso aconteça, o macho dos insetos empidídeos dá à fêmea outro inseto para comer durante o acasalamento.
* As moscas-domésticas vomitam sobre o alimento sólido. Seu vômito contém sucos que transformam o alimento numa massa líquida, que elas absorvem com a boca esponjosa
* O macho da mosca dança em torno da fêmea. Com seus movimentos graciosos, procura persuadi-la a se acasalar com ele
* Você já viu espuma nos arbustos? Ela é produzida pelas cigarrinhas, que soltam bolhas pela estremidade traseira do corpo e se escondem no meio da espuma.
* O bicho folha não passa de uma incrível imitação de uma folha. Ele tem marcas que reproduzem perfeitamente a nervura central e os veios da folha, e até mesmo as manchas marrons quando ele morre.
* O bicho-pau finge ser graveto. Muitos aperfeiçoam o disfarce balançando o corpo, como se embalados pela brisa.

Nenhum comentário: