sábado, 14 de fevereiro de 2009

Belém, Pará, Brasil ... hoje eu quero falar de você!

Como mencionei em uma postagem anterior em janeiro minha Belém fez aniversário. Estando em BH por ocasião do mestrado, percebi que Belém, tem uma imagem um pouco (para ser gentil) distorcida da realidade que existe. Belém se localiza no Pará, estado que pertence a Região Norte, que por sua vez, está dentro da Amazônia, motivo de cobiça de muitos.
Por isso hoje em especial, resolvi postar algumas informações da minha "mangueirosa", a minha "cidade morena" e quem sabe com isto, ajudar a situar melhor as pessoas que confundem Norte com Nordeste e acham que o "oxente bichinho" é uma expressão paraense, o que não ocorre, já que aqui nossa expressão frequente é "pai d´égua", "égua", e outras mais ;).
Belém do Pará:
População: 1.408.487 habitantes
Homens: 668.412
Mulheres: 740.075
Área Total: 1.070,0 km²
Dens. Demográfica: 1.316,34 hab/km²
Altitude: 10 m
O território hoje ocupado pelo município de Belém, foi em meados do século XVIII, um pequeno aldeamento de Índios remanecentes dos xucurús e que viviam às margens do rio Lunga, daí talvez a grande confusão de ainda me perguntarem (pasmem) se em Belém havia ruas asfaltadas e se os índios eram vistos com frequencia por aqui.
Não tenho motivos para não querer entender nossa descendência indígena, aliás, muito me orgulho de ter herdado deles uma cultura riquíssima.
O que me incomoda profundamente é a falta de informação. Essa me faz rir (de deboche) e chorar (pelo fato de hoje em dia a internet estar ao alcance de todos, e ainda ter gente que não sabe usar).
Bem... mas eu vim aqui para falar da minha Cidade Morena, e agora que os dados do IBGE estão disponíveis, quero falar de Belém ousadamente com paixão.
Moro aqui desde pequena (36 anos precisamente), e tenho com Belém uma relação de amor :)
Amo quando é finzinho de tarde, estou saindo do trabalho e os periquitos fazem um barulho delicioso indo e vindo das mangueiras.
Amo quando posso sentar em uma das barraquinhas de tacacá da famosa Avenida Nazaré e me deliciar com a iguaria... me levando ao tempo de criança quando meus pais me levavam para a missa e depois para tomá-lo.
Amo quando a chuva da tarde (como a que está caindo exatamente agora), faz barulho na minha janela... e traz a lembrança feliz das tardes de sábado de carnaval em que os blocos de mascarados distribuiam trigo aos que passavam perto, fazendo a gente (eu, meu irmão e meus pais) morrer de rir de dentro da Brasília branca do meu pai, com o vidro fechado para não sermos atingidos pelo pó.
Amo ver nas ruas de Belém o "Arraial do Pavulagem", uma cultura que felizmente vem se espalhando nas crianças de hoje, que lotam os arredores da Praça da República, acompanhando o cortejo para cantar músicas regionais que reforçam a cultura cabocla e as lendas na nossa gente.
Enfim... Belém como qualquer Cidade metropolitana tem seus defeitos e suas qualidades, mas... por favor... antes de falar sobre a minha Mangueirosa... conheça a Cidade, encante-se com o Estado inteiro, cheio de cachoeiras, praias de água doce, praias de mar dignas de ser chamadas de paraísos ecológicos... e um povo que sabe receber os visitantes como ninguém.
Para fechar a postagem... deixo a letra de uma música de um grupo antigo denominado MOSAICO DE RAVENA. A música se chama "Belém, Pará Brasil" e eu a estou uvindo neste momento nas vozes de Nilson Chaves, Mahrco Monteiro e Lucinha Bastos, grandes nomes da música paraense ( por favor, não os compare com Calypso, cantores de aparelhagem e outras coisas que ganharam o título de música paraense - nada contra - mas minha praia é MPB e MPP), e relata a alma do paraense que não aguenta ouvir barbaridades sobre sua terra, sua gente e sua cultura.
BELÉM PARÁ BRASIL
solo: Região Norte, ferida aberta para o progresso,
sugada pelos sulistas e amputada pela consciência nacional...
"Vão destruir o Ver-o-Peso
Pra construir um Shopping Center
Vão derrubar o Palacete Pinho
Pra fazer um Condomínio
Coitada da Cidade Velha,
que foi vendida pra Hollywood,
pra se usada como albergue
no novo filme do Spielberg
Quem quiser venha ver
Mas só um de cada vez
Não queremos nossos jacarés tropeçando em vocês
A culpa é da mentalidade
Criada sobre a região
Por que é que tanta gente teme?
Norte não é com M
Nossos índios não comem ninguém
Agora é só Hambúrguer
Por que ninguém nos leva a sério ?
Só o nosso minério
Quem quiser venha ver
Mas só um de cada vez
Não queremos nossos jacarés tropeçando em vocês
Aqui a gente toma guaraná
Quando não tem Coca-Cola
Chega das coisas da terra
Que o que é bom vem lá de fora
Transformados até a almasem cultura e opinião
O nortista só queria
fazer parte da Nação
Ah! chega de malfeituras
Ah! chega de tristes rimas
Devolvam a nossa cultura!
Queremos o Norte lá em cima!
Por quê?
Onde já se viu?
Isso é Belém!Isso é Pará!Isso é Brasil!"

7 comentários:

Domenico Condito disse...

Olá,
Passei para avisar que tem um prémio no blog “Utopie calabresi” http://utopiecalabresi.blogspot.com/
Parabéns!...

Dani Benaion disse...

Agradeço e convido para voltar sempre ao blog. Que do seu eu vou ficar assídua. Adorei o seu blog!!!!
Muito obrigada mesmo.

Luna Reis disse...

Amei o seu texto.
Sou paraenssissima de Belém, mas moro no estado de São Paulo há 3 anos e entendo muito bem quando vc diz que quer "situar" o pessoal mal informado.
encontrei seu blog pq estou fazendo uma pesquisa (procurando a letra da música Belém, Pará, Brasil) para fazer um trabalho na faculdade. Aliás, eu escolhi essa música com dois objetivos: 1 - o Pessoal aqui não a conhece, portanto é novidade. 2- E eu ainda vou aproveitar para, também, situar o pessoal da minha turma que não sabe diferenciar Norte de Nordeste (isso não seria necessário se eles tivessem estudado um pouquinho mais de geografia, mas vou dar essa colher de chá... quem sabe assim eles param de me chamar de baiana).

Espero que vc não se importe, mas vou utilizar parte desse material (fotos e letra de música)que vc disponibilizou aqui,está bem?

Parabéns pelo seu blog!

Dani Benaion disse...

Luna, querida, fique à vontade. O Blog é para isso: para informar, para discutir, para fazer um papel social também.
Queria seu e-mail porque tenho outros textos (iclusive no mês de janeiro, postei no blog - 12 de janeiro - dia do aniversário de nossa Cidade Morena). Queria te mandar o power point que fiz para a minha turma. Mas só dá por e-mail.
E mande ver aí em SAMPA! Mostre quem somos nós ;)
Beijão. Obrigada pela visita e pelos comentários. Aqui vc sempre encontra coisas da nossa terra. ;)

trindade disse...

Adorei a mensagem sobre belém :D

Não sou de Belèm, sou de altamira.

Amo Belém com seus defeitos e qualidades :D
é uma paixão sem medidas

ronymarques disse...

moro em sao paulo e me apaixonei por belem espero consegui um emprego um dia e morar por ai, um dia conseguirei esta e a verdadeira cidade maravilhosa belem eu amo vc

Dani Benaion disse...

Rpny, Belém é coração de mãe, sempre cabe todo mundo.

Abraços.