terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Carnaval Ecológico... NO PARÁ TEM!!!

Uma tradição de 20 anos lota o município de Curuçá no nordeste paraense. É o bloco "PRETINHOS DO MANGUE".
Neste bloco a única fantasia é composta pelo sedimento do mangue (o que alguns chamam de lama). As pessoas se sujam e desfilam nas ruas do município.
O bloco Pretinhos do Mangue surgiu ao acaso em 1989 quando um grupo de amigos foi ao manguezal 'catar' caranguejos para 'tirar o gosto' (usar como petisco) durante o carnaval, e não encontrou os animais no mangue. Em protesto eles se sujaram e desfilaram pelas ruas.
Daí em diante, as pessoas do município, passaram a perceber que o caranguejo estava ficando escasso, e estavam sendo catados predatoriamente, o que fazia com que muitas famílias que vivem desta atividade ficassem sem o seu ganha pão.
O bloco tornou-se uma luta pela preservação dos manguezais, levantando a bandeira do 'defeso' (quando os caranguejos não podem ser catados porque estão em período reprodutivo), o que garante que as fêmeas (que carregam os ovos presos aos apêndices abdominais) tenham seus ovos eclodidos e suas larvas aumentem a população da espécie.
No ano passado, os 'Pretinhos do Mangue' se consolidaram como Organização Não Governamental, realizando atividades para conscientizar a população local e nacional, do cuidado com os manguezais, região absolutamente necessária à sobrevivência de muitas espécies de peixes, camarões e caranguejos, chamada de 'berçário ecológico'.
As músicas do bloco, enfocam principalmente a educação ambiental, e pretendem cultivar nas pessoas, desde crianças, a responsabilidade social pelo ambiente.
Atitudes como esta, enchem de orgulho esta paraense que vos escreve ;)
P.S: Ah! Ia me esquecendo. Há quem diga que esse sedimento do mangue é medicinal, e trata a pele que é uma beleza ;)

Um comentário:

esteblogminharua disse...

OI, Dani, vim dar minha passada semanal para obter mais cultura e informações desse seu blog muito especial. Parabens. Franz