domingo, 8 de fevereiro de 2009

Hanseníase. Fique alerta!

Olá!
Hoje cedo tive a notícia de que uma amiga da família está fazendo uma série de exames para confirmar um diagnóstico suspeito de Hanseníase. Imediatamente me comuniquei com ela e ela me disse que a médica realmente suspeita da doença, porque em uma das suas pernas ela não tem sensibilidade e até a biópsia feita no local, foi feita sem anestesia, sem que ela sentisse uma única dor ou mesmo qualquer tipo de toque no local.
Fiquei então pensando, que pode até ser que o exame não confirme o caso, mas o sintoma é muito semelhante. Então resolvi pesquisar mais a fundo sobre a hanseníase e disponibilizar isto aqui no blog, uma vez que também é esta a missão de blogueiros: disponibilizar informação e alertar para os riscos de não conhecer a informação.
Inicialmente vamos às informações biológicas:
A hanseníase é causada por uma bactéria com a forma de um bastão denominada Mycobacterium leprae, que pode entrar em contato com o organismo pela inalação de gotículas de saliva de alguém doente, ou pela boca, e também quando a pessoa sadia tem contato (constante) com as feridas do doente.
É interessante ressaltar que em casos de suspeita, todos que convivem com o investigado, devem ser também submetidos a exames pois a evolução da hanseníase é crônica e lenta, o que pode camuflar seu diagnóstico.
Há varios tipos de hanseníase, por isso não basta apenas esperar que uma área fique manchada ou insensível para procurar ajuda.
Daí chamo atenção para os tipos clínicos da doença:
* Hanseníase intermediária
* Hanseníase tuberculóide
* Hanseníase borderline (ou dimorfa)
* Hanseníase virchowiana
É importante conhecer cada caso para que se possa identificá-los e procurar tratamento.
Abaixo, vai uma lista de links para que você possa investigar melhor esta doença.
Bom dia e lembre-se: A informação é a primeira forma de prevenir e tratar qualquer doença

Um comentário:

Tais Luso de Carvalho disse...

Oi, Dani, isso que é um blog a serviço da comunidade! Sempre se aprende, parabéns. Volta e meia ando por aqui.

Um beijão
tais