segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Lixo no Pacífico... triste, deprimente...

Impressionante, a mancha de lixo no Oceano Pacífico seria capaz de abrigar cidades inteiras.
Toneladas de plástico e outros resíduos, foram atravessados pelo barco Esperanza do Greenpeace nesta sexta feira, 13 de fevereiro de 2009.
O plástico por sua resistência é de difícil degradação. Sob o sol, chuva e outros fatores ambientais, ele se fragmenta e torna-se alvo fácil de pássaros, baleias, e (pasmem) até zooplâncon que foram encontrados com esse lixo em seus sistemas digestivos.
As tantas redes de pesca, que se misturam ao lixo, são responsáveis por mais mortes. Elas prendem algumas espécies que sem ter como sair, acabam morrendo, ironicamente presas às tais redes...
Na imagem, uma tartaruga marinha que bem pequena teve este anel preso ao seu casco e cresceu deformada. Será que isso não lhe choca???
Desde o lixo que jogamos nas ruas até o que as indústiras produzem, tem chances de chegar aos oceanos.
Daí a necessidade de um trabalho sério e conscientizador, para que a vida marinha (que já está ameaçada) possa se reestruturar e levar adiante seu papel nos ecossistemas.
Mais de um milhão de aves marinhas por ano or ingerir este plástico, partes de uma 'mísera' garrafinha de água que você inocentemente deixou em uma vala, jogou na rua ou mesmo atirou ao mar diretamente...
Pense nisso: ninguém deve pagar o preço da sua inconsequência!

2 comentários:

Anônimo disse...

é ... há algum tempo eu havia postado sobre isto em meu blog ... já... mas o fantástico fez uma bela matéria tb ...

Anônimo disse...

Essa foto foi uma das imagens mais chocantes que eu já vi na vida...
Totalmente deprimente e mesmo assim parece não sensibilizar/conscientizar ninguem... ou quase ninguem!
Muito bom o post! :)