segunda-feira, 27 de abril de 2009

Fotografia também é ciência!

Voltar para casa pode ser comparado a uma moeda: tem sempre duas faces.
Se posso estar feliz por rever as pessoas que me cercam, também deparo-me com os problemas... aqueles que deixei por alguns dias (e que gostaria de nunca mais revê-los). Mas enfim... eles estão todos de volta... e agora é ter paciência!
Mas... mudando de assunto, cheguei à Belém por baixo da famosa "chuva das duas", depois de passar mais de uma hora sobrevoando a cidade por falta de condições para pouso por causa da chuvinha tão falada (chuvona hoje, diga-se de passagem).
Felizmente, conseguimos pousar...
Mas... mudando um pouco de assunto (radicalmente de assunto), hoje o Biotransitando abre espaço para falar um pouquinho de "Fotografia".
Estão estranhando??? Pois é! E quem disse que Fotografia não tem espaço por aqui?
Estando em BH neste fim de semana passado, aproveitei para participar do "Pinhole Day" - o dia mundial da fotografia pinhole, que acontece sempre no último domingo de abril.
A 'pinhole' é uma camera escura (feita com latas, caixas) sem lente e sem filme (assustaram-se??? eu também quano ouvi falar a primeira vez).
O mais iteressante é que uma câmera "gigante" foi criada nos jardins da UFMG e a gente podia entrar lá e ficar fascinado com o que via. Pois era uma armação de metal, recoberta com um material em cor preta (totalmente - por dentro e por fora)) com um único orifício onde estava acoplada uma lente, e um papel vegetal que podíamos mover para dar o foco. Impressionante é ver a imagem lá fora colorida (com movimento e tudo, parecendo um filme), porém de 'cabeça pra baixo' ;)
É aí que entra a física com o fenômeno da ótica (ou óptica) ;) portanto, Fotografia é ciência pura!
Claro que eu não vou parar aqui e falar de ótica... eu vim mesmo ara falar da minha experiência com o fenômeno ótico ;)
Para quem nunca ouviu falar deste tipo de fotografia alternativa, fique sabendo que não há realmente explicação que chegue aos pés de experimentar a sensação de fotografar com uma pinhole. É melhor FAZER!
Eu já havia ouvido falar deste tipo de fotografia há 10 anos atrás e acabei achando interessante. Mas... escolher o que você vai fotografar é como compor uma poesia porque você quer que a imagem reflita o seu mais íntimo pensamento, posicionar a pinhole, ir para o laboratório revelar e observar a imagem aparecendo lentamente com um efeito todo especial (porque nela só vemos o negativo)... é realmente uma bela aula de física.
E daí... eu também não vou aqui falar de como funciona (desde a sua construção - uma pinhole) vou deixá-los com um cara que é fera (darei o link no final da postagem).
Neste link, vocês encontrarão não somente o processo todo de construção de uma câmera pinhole, mas também terão a chance de ver várias imagens em pinholes. Tudo de bom! Tudo mesmo!
Pra dividir com vocês, aí estão as minhas primeiras fotografias feitas com pinholes.
Foi divertido e meio mágico!
De agora em diante... onde quer que eu esteja, sempre procurarei participar do evento ;)
Para saber TUDO de pinhole, 'taí' o site: http://www.eba.ufmg.br/cfalieri/frame.html

4 comentários:

figbatera disse...

Interessante experiência.
Parabéns!

Anônimo disse...

Muito interessante mesmo. Acho que vou querer aprender a fazer esse tipo de fotografia também.
Gostei da idéia :)

Ambassy disse...

égua... o cara que faz essas câmeras em Belo Horizonte é um tremendo chato. mal educado e não dá muita atenção pra gente. Nunca mais quero falar com ele. :))))

Dani Benaion disse...

Ei Figbatera. No ano que vem vê se você se junta aos aprendizes de pinholes. Vale a pena.
bjão.