quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Desastre Ambiental no Rio Paraíba do Sul

O Rio Paraíba do Sul foi vítima de uma contaminação pelo inseticida endosulfan. O desatre atingiu em cheio um dos momentos mais belos da natureza: a piracema, momento em que os peixes sobem até a cabeceira dos rios para a desova.
Os biólogos acreditam que as 80 espécies que vivem no Rio tenham sido afetadas, e mais... infelizmente como as espécies que estavam subindo o rio estavam prestes a desovar entre o natal e o ano novo, esse número tende a duplicar, uma vez que compromete também os peixes que iriam nascer.
Isso se confirma, porque 70 exemplares mortos foram abertos e estavam repletos de ovos, o que acarretará em um prejuízo de três anos sem reprodução.
A associação de pescadores de Rezende, disse que vai processar a empresa Savatis, responsável pelo vazamento. Ontem (quarta-feira) foram recolhidas 5 toneladas de peixe.
A multa para esse tipo de crime ambiental chega a 50 milhões, e aí nos perguntamos: e há preço que pague um desequilíbrio ambiental desse porte?
Eu e toda a sociedade esperamos que as medidas de punição sejam tomadas sim, mas sabemos que este desastre ainda causará muitos danos, inclusive para as próximas gerações que vão depender do rio.
Veja toda a reportagem:

Nenhum comentário: