domingo, 25 de janeiro de 2009

Lixo Tóxico... mais uma lição que precisamos aprender

Estudando sobre Ecologia e aproveitando que no Sudeste brasilerio ainda é o mês das férias e portanto dos passeios, praia, cachoeiras, etc... penso que é de muita valia o vídeo que vou lhes apresentar hoje.
Como todos sabem, vivemos a era digital. Da máquina fotográfica aos smartphones inteligentíssimos, o uso de pilhas e baterias é necessário e por incrível que pareça, o mais comum é encontrarmos pessoas que após usar as pilhas e baterias, as descartam sem o menor cuidado em qualquer lixeira que apareça pela frente (isso se o mal educado não jogar no bueiro, no rio, ou sem menor cuidado na rua por onde passa).
Então...
Acontece que chumbo, cobre, mercúrio e outros materiais radioativos e nocivos ao ambiente, estão presentes nestes objetos, e ao entrarem em contato com a água, tornam-se perigosos focos de contaminação da mesma, causando um 'efeito em cadeia' aos seres que vivem na água, e posteriormente aos que utilizam esta água ou comem animais presentes nela.
É meu caro leitor, não pense que isso iria custar barato para quem causa este dano.
Ao jogar uma única pilha no rio ou mar, você contamina a cadeia alimentar que dalí provém, e de repente, quem disse que no seu prato não estaria um peixe que foi contaminado pelo seu próprio ato?
Dramática eu???? Nada disso! É um fato e precisa ser alertado a quem não estabelece regras de convivência com o ambiente ao seu redor.
O importante, é que a partir de agora, você deve recolher estes materiaos (pilhas, baterias de celulares, e qualquer outro material deste tipo) e descartá-lo onde é apropriado. E é só procurar que com certeza na sua cidade deve haver algum órgão que recolha e dê o devido destino a esse tipo de lixo, que chamamos de lixo tóxico, e se não há, que tal você promover esta ação? Já pensou que bacana você inaugurar um tipo de recipiente para recolher o lixo tóxico da sua rua, ou do seu bairro, ou mesmo do seu município???
Pois então, vamos ao vídeo que vai lhe fazer entender direitinho o que acabei de explicar em palavras.
Abraços e um domingo maravilhoso!

Nenhum comentário: